papainoel.jpg

Bom velhinho por ofício: o Papai Noel mais antigo do Brasil diz que é possível ganhar até 15 mil reais no Natal

Posted by
Aposentados ganham dinheiro com o Ho-Ho-Ho; shopping de São Paulo tem Papai Noel tatuado e com piercing

 

Por Jaqueline Santos

“Não basta se vestir de Papai Noel, é preciso entrar no mundo da criança”. O dono da frase é Silvio Ribeiro, o Papai Noel mais antigo em atividade no Brasil. Há mais de 38 anos  ensinando técnicas de Papai Noel por todo o país,  Silvio diz que já formou mais de 1200 “bons velhinhos”.
 
Segundo ele, nos últimos anos a procura pelo curso aumento muito. “Hoje temos inúmeros shoppings em todo o Brasil e a cada ano novas unidades são construídas. Este cenário fez  a demanda aumentar, já que todo shopping precisa de um Papai Noel”, explica. E engana-se quem pensa que apenas senhores procuram o curso. De acordo com Silvio, um Papai Noel pode ganhar de R$ 3 a 15 mil reais, dependendo da sua área de atuação (shopping, hipermercado ou loja de rua) e cidade, o que atrai pessoas de todas as idades.
 
Com um dia de duração, o curso  da Claus  Eventos recebe dois perfis de interessados: pessoas aposentadas ou desempregadas que estão à procura que emprego e pessoas que já interpretaram o bom velhinho no ambiente particular e desejam melhorar a sua técnica. 
 
Durante o treinamento, os futuros Noéis aprendem os trejeitos do senhor bondoso, doçura para lidar com as crianças,  maquiagem, como também a história do surgimento da lenda. “A principal dificuldade dos alunos é fazer o Ho –Ho-Ho, porque parece fácil, mas não é. Para parecer natural é preciso treino. Outras dificuldades são  a maquiagem e também entrar na sintonia da criança”, afirma Silvio. 
 
Papai Noel tatuado pode?
 
 papainoel.jpg
 
Vestido de Papai Noel, ninguém imagina que Vitor Sanchez Martins, de 58 anos de idade, tem dois piercings nos mamilos e 94% do corpo tatuado. Atuando quatro horas por dia no Shopping Center Norte, em São Paulo, o bom velhinho nada convencional prefere uma trilha mais rock in roll do que as cantigas de Natal. 
 
Com barba branca natural, barriguinha e bochechas rosadas, Vitor encanta as crianças, mas quando não está no trabalho chama a atenção devido ao contraste do seu rosto natalino com o seu corpo todo pintado. 
 
De janeiro a novembro, ele atua como artista plástico e publicitário. Vitor fez sua primeira tatuagem aos 33 anos. Gostou da arte e não parou mais. Foi apenas com 46 anos que decidiu se tornar Papai Noel  e hoje além de trabalhar em shoppings, faz programas de televisão e comerciais. 
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *