Bradesco Seguros inicia primeira turma de 2015 do programa “Porteiro Amigo do Idoso” na capital paulista

Posted by
Iniciativa capacitará também profissionais do Rio de Janeiro, interior de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo

 

Redação Plena

 
 
No dia 28 de abril, próxima terça-feira, começa a primeira turma de 2015 do programa "Porteiro Amigo do Idoso" na cidade de São Paulo. Iniciativa pioneira do Grupo Bradesco Seguros, o programa, inteiramente gratuito, visa a capacitar o porteiro – apontado como "o melhor amigo do idoso", em pesquisa realizada pelo Grupo Segurador com cidadãos da terceira idade – a atuar de forma preventiva na resolução de problemas do cotidiano, contribuindo para a segurança, autonomia, mobilidade e independência da população longeva.
 
Lançado há cinco anos em Copacabana, no Rio de Janeiro, o programa chegou, dois anos mais tarde, ao bairro de Higienópolis, em São Paulo, e agora, além da capital, se estende ao interior do Estado — Campinas, Ribeirão Preto e Santo André —, Minas Gerais e Espírito Santo. Até o momento, já foram capacitados mais de 650 profissionais. Para 2015, estão previstas 45 turmas, com até 25 participantes cada, totalizando 1.125 porteiros – aproximadamente o dobro dos treinados até agora.
 
A formação multidisciplinar, com carga horária total de 12 horas, está dividida em três aulas que serão realizadas entre terça-feira, 28/04, e quinta-feira, 30/04, das 13h30 às 17h30, no Bairro República, na Unidade da Corretora de Seguros Vila Velha, responsável também pelo cadastro das turmas na capital paulista.
 
O programa Porteiro Amigo do Idoso foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Bradesco Seguros para questões relacionadas à longevidade.
 
AULAS DE CAPACITAÇÃO
 
Durante as oficinas de capacitação, em 12 horas de aulas distribuídas ao longo de três dias, os porteiros aprendem a se colocar no lugar dos idosos e a lidar com situações comuns para quem convive com pessoas longevas. Para isso, a oficina promove uma vivência utilizando óculos para dificultar a visão e pesos nos pés e nas mãos, entre outros artifícios, de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.
 
Veja as datas e horários dos cursos do programa "Porteiro Amigo do Idoso" em São Paulo:
 
Abril – 28 a 30/4 (13h30 às 17h30)
Maio– 12 a 14/5 (14h às 18h)
Junho – 16 a 18/6 (8h30 às 12h30)
 
 
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *