Brasil gasta pouco com saúde e não tem um sistema de atendimento adequado para o envelhecimento da população, afirma diretor-presidente da Anvisa

Posted by
Países europeus têm um gasto com a saúde aproximadamente 7, 8 vezes maior por habitante que o Brasil

 

Redação Plena / Fonte: Anvisa

 
 
"Diferentemente dos países europeus, que tiveram mais tempo para se adequar, estamos assistindo a um envelhecimento muito rápido da população. A transição demográfica determina a necessidade da adaptação do sistema de saúde brasileiro, para prevenir e tratar doenças ligadas ao envelhecimento”, disse o diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Jarbas Barbosa, ao participar do Fórum de Tecnologia e Acesso à Saúde, realizado pela Folha de São Paulo.
 
 Para o diretor da Anvisa, há uma impressão falsa no país de que se gasta o suficiente em saúde. No entanto, disse ele, dos 9,7% dos gastos em saúde em relação ao PIB, apenas 4,7% corresponde ao gasto público.
 
"Nenhum país que tenha um sistema universal de saúde tem um percentual igualmente baixo". Os países europeus têm um gasto aproximadamente 7, 8 vezes maior por habitante que o Brasil.
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *