Canto Cidadão abre inscrições para seus programas de voluntariado

O objetivo é encontrar novas(os) voluntárias(os) para o Arte em Todo Canto – Hospitais (teatro), CantoRia (música), Doutores Cidadãos (palhaçaria) e o EnCanta (atividades em brinquedotecas), preparando-as para que a atividade seja positiva para todas as pessoas envolvidas.

Anualmente, o Canto Cidadão realiza uma chamada especial para interessados em participar dos seus programas socioculturais  de voluntariado em hospitais.

O objetivo é encontrar novas(os) voluntárias(os) para o Arte em Todo Canto – Hospitais (teatro), CantoRia (música), Doutores Cidadãos (palhaçaria) e o EnCanta (atividades em brinquedotecas), preparando-as para que a atividade seja positiva para todas as pessoas envolvidas.

 

 

Inspiração, perfil e compromisso

 

Antes de começar o treinamento nos programas de voluntariado da organização, as pessoas interessadas participam do PIP, o Programa de Identificação de Perfil, cujas etapas – palestra, questionário comportamental, dinâmicas e entrevistas – buscam identificar as competências essenciais para as atividades pretendidas, notadamente comunicação empática, comprometimento e compreensão de direitos humanos.

Segundo Felipe Mello, diretor-fundador do Canto Cidadão, a intenção é qualificar, continuamente, a oferta do trabalho voluntário que a organização realiza, desde 2002, desde a gestão até a atividade na ponta, junto aos públicos de interesse. “Queremos compreender cada vez melhor quais são as habilidades e competências comportamentais que os nossos programas de voluntariado pedem. Isso porque estamos falando de atividades a serem realizadas em ambientes hospitalares, o que por si só já traz algumas peculiaridades”, explica Felipe.

Após o PIP, as pessoas convidadas participam de um treinamento (teórico e prático) específico para o programa sociocultural escolhido. Depois dos encontros, que têm a carga-horária mínima de 24 horas (até 60 horas, a depender do programa), começa a valer o Acordo de Responsabilidades, com vigência semestral,que é um conjunto de combinados entre a organização e os voluntários. “O Acordo de Responsabilidades é, simplesmente, uma forma lúcida, adulta e respeitosa de deixar bastante claro, entre as partes, o que foi combinado, por conta da relevância do que estamos propostos a realizar juntos”, afirma Felipe.

 

 

Sobre Canto Cidadão – ONG que desde 2002 utiliza a arte, a comunicação e o protagonismo para sensibilizar e agir por meio de programas sociais nas áreas da saúde, educação e cultura. Somente em 2018, suas atividades beneficiaram diretamente mais de 60 mil pessoas, especialmente por meio do voluntariado. Desde a sua fundação, já foram mais de três milhões de pessoas beneficiadas pelas atividades.

Quando: até 27/02
Quem pode: todos acima de 18 anos
Onde: http://bit.ly/CantoCidadao_PIP2019.

Site:  www.cantocidadao.org.br

fonte: Lead Comunicação/Imagens: divulgação.

Deixe um comentário