Como Porto Alegre tornou-se uma Cidade Amiga do Idoso

Posted by
A capital do Rio Grande do Sul agora integra a Rede Global de Cidades Amigas do Idoso, lançada pela OMS em 2010 para que os municípios se empenhem em serem ótimos lugares para envelhecer

 

Redação Plena

 

Com 18% da população formada por idosos, maior índice do país, Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, recebeu no ano passado da Organização Mundial de Saúde (OMS) a certificação de Cidade Amiga do Idoso e passou a ser a primeira cidade brasileira a receber o destaque, e a terceira na América Latina.
 
Porto Alegre agora integra a Rede Global de Cidades Amigas do Idoso, lançada pela OMS em 2010 para que os municípios se empenhem em serem ótimos lugares para envelhecer.
 
Para conseguir o certificado, Dilci Rodrigues, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre (Comui), conta que a entidade e a prefeitura elaboraram um relatório à OMS. A organização o analisou e depois conferiu a certificação à cidade. No documento, foram abordados trabalhos de secretarias governamentais e de entidades que atendem idosos. Uma das ações mais importantes foi a criação do Fundo Municipal do Idoso, em 2011. Ele possibilita que cidadãos e empresas destinem parte do Imposto de Renda para o financiamento de instituições e projetos que auxiliam os mais velhos, como o Asilo Padre Cacique. Atualmente, o fundo ajuda 14 entidades.
 
Além disso, constaram no relatório os centros em que os idosos passam o dia, a casa para acolhimento de idosos em situação de rua, grupos de convivência, jogos esportivos adaptados e seis equipes de saúde que os atendem em casa. Há ainda um trabalho em que alunos da rede municipal visitam os asilos e outro para o cuidado com os idosos no transporte público.
 
Com a certificação, a cidade também se comprometeu em realizar uma pesquisa com os idosos. O levantamento será coordenado pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS e deverá contar com a participação de 2 a 3 mil pessoas. Será um instrumento para conhecer as demandas que os mais velhos escolheram para tornar a cidade melhor, que deve ser concluído nestw ano de 2016.
 

Deixe um comentário