Conheça 6 formas de estimular cognitivamente pessoas com Alzheimer

Posted by

 

Você mesmo pode produzir este estímulo no paciente de forma simples e eficaz

 

Redação Plena / Fonte Conaz

 
 
Cuidar de uma pessoa que possui Alzheimer não é uma tarefa fácil. Na verdade, as dificuldades na maioria das vezes superam os momentos de tranquilidade.
 
Além dos cuidados básicos de saúde e higiene, é muito importante que você estimule cognitivamente o idoso que possui Alzheimer.
 
Por isso, o Conaz (Congresso Nacional do Alzheimer) selecionou 6 formas de você produzir esse estímulo de uma maneira simples e eficaz! Confira:
 
1- Pratique a leitura
Ler sempre faz bem, não importa sua idade! Estimular o idoso a fazer leitura de livros, revistas, jornais, quadrinhos, poemas, etc. é uma boa forma de exercitar suas habilidades cognitivas! A leitura ativa a memória do idoso, pois é preciso reconhecer as palavras para montar uma frase, além de saber seu significado para dar sentido ao texto.  Leituras em voz alta também encorajam o idoso a se expressar mais, melhorando também sua fala!  Você também pode utilizar alguns recursos como réguas e marca-textos para que o idoso não perca sua linha de leitura e concentração. Comece por alguns parágrafos e textos pequenos, para não forçar demais o idoso, buscando apresentar assuntos dos quais ele gostava, como futebol, ciência, romance…
 
2 – Contato com familiares e amigos
O idoso com Alzheimer pode se tornar um pouco distante e pouco sociável, mesmo com os familiares mais próximos. É muito importante que esse convívio diário com a família seja sempre estimulado, através de almoços e jantares em conjunto, passeios e até mesmo pequenas viagens. Encorajar esse convívio social também ajuda a estimular as habilidades cognitivas do doente, mas nunca o deixe sozinho! É importante supervisionar passeios mais longos e visitas de pessoas que não sejam tão próximas ao idoso, porque ele pode se sentir acuado e assutado na presença de “desconhecidos”.
 

 

 

➔ http://conaz.com.br/6-formas-de-estimular-cognitivamente-pessoas-com-alzheimer/
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *