Cuidador: saiba como manter a segurança física do portador de Alzheimer

Posted by
 
Existem diversas "armas domésticas" que colocam em risco a integridade física dos pacientes. Veja como prevenir quedas e acidentes

 

 

 
Por Maramélia Miranda, neurologista com formação pela UNIFESP-EPM, editora do blog iNeuro.com.br
 
Aos cuidadores, familiares, pessoas que moram ou convivem com pacientes que tem o diagnóstico de Demência por Doença de Alzheimer, ou outros tipos de demência menos comuns, abaixo relaciono uma listinha do que devemos fazer para garantir a segurança física dos portadores.
 
 
Segurança:
 
Previna quedas – Evite ter tapetes pela casa, móveis atrapalhando o caminho, espaços pequenos e apertados, caminhos muito sinuosos. Se puder, instale barras para ajudar o doente a se equilibrar e evitar quedas, em locais mais críticos (como banheiros, ou nos boxes dos banheiros, por exemplo).
 
“Armas” domésticas – Não deixe medicamentos, álcool, fogo, armas de fogo (revólveres, por exemplo), ferramentas pesadas ou utensílios domésticos mais perigosos, como facas e garfos afiados, ao alcance de pessoas com demência. Ou você deve arrumar uma fechadura para os armários e gavetas contendo isso, ou deixe-os em local inacessível ou desconhecido da casa.
 
Queimaduras com água – Mantenha a temperatura do aquecimento da água em nível ameno. Isso previne queimadura em alguma situação imprevisível (por exemplo, o doente ir banhar-se sem sua ajuda).
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *