Funcionários da Samsung desenvolvem aplicativo para ajudar pacientes com Alzheimer

Posted by
O programa identifica e notifica o paciente quando algum parente ou amigo chega perto, e exibe dados sobre eles na tela do celular

Redação Plena

Um grupo de funcionários da Samsung na Tunísia lançou na última semana um aplicativo voltado para pessoas em estágios iniciais de Alzheimer. Chamado de Memory Backup (Backup de Memória, em tradução livre), o programa funciona como um “simulador de lembranças”, segundo nota divulgada pela empresa sul-coreana.

O aplicativo usa Bluetooth para identificar e notificar o paciente quando algum parente ou amigo chega perto, e exibe dados sobre eles na tela do celular. Fotos, vídeos e textos são mostrados de forma a tentar estimular a memória do usuário, que deve conseguir lembrar de quem está nos arredores.
 
Para que a ferramenta funcione, no entanto, é preciso tê-la instalada nos dois celulares e que ambos os lados tenham um perfil pronto. Os arquivos que serão exibidos na tela do paciente na aproximação, por sua vez, precisam ser incluídos manualmente.
 
Por ora, o aplicativo tem versão apenas para Android e está disponível em inglês e francês. Não há informações sobre a inclusão de novos idiomas. Vamos torcer para que seja lançado no Brasil!
 
Fonte: SamsungTomorrow
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *