Mãe aos 62 anos? Sim, isto é possível.

Posted by

Uma médica espanhola de 62 anos deu à luz na terça-feira uma menina, com 3,375 quilos, depois de ter se submetido a uma inseminação artificial. A técnica médica – conta o diário espanhol El País –, foi administrada por um médico de Madrid que preferiu manter-se no anonimato, talvez porque, apesar de a lei espanhola não impor limites etários às mulheres que recorrem a uma técnica de Procriação Medicamente Assistida (PMA), existe um pacto entre os especialistas da área que desaconselha a sua aplicação a mulheres com mais de 50 anos.

Natália Faria – Matéria publicada originalmente no site Público

 

 

De acordo com a médica, o seu útero foi previamente preparado com estrogénios e o embrião e o óvulo foram doados. As probabilidades de dali resultar uma gravidez eram de apenas 6%, mas Lina Alvarez conseguiu engravidar à primeira. Dizendo-se pouco preocupada com o debate que se gerou em torno da sua gravidez por causa da sua idade, Lina Álvarez garante ter tido uma gestação “perfeitamente normal”, marcada apenas pela hipertensão na fase final, o que levou a que a cesariana fosse antecipada para as 36 semanas. “É certo que quando a minha filha tiver 30 anos eu terei 92, mas então ela já estará criada, a esperança de vida é cada vez maior e eu tenho saúde suficiente”, declarou ao El País, antes de recordar que hoje “são muitos os avós que assumem o encargo dos netos porque os seus pais não podem”.

Na biografia de Lina Álvarez que o jornal espanhol traça, percebe-se que a bebé nascida na terça-feira é o terceiro filho da médica que trabalha no serviço de urgências de Palas de Rei, na província de Lugo. Aos 27 anos, Lina Álvarez teve o primeiro filho, que sofre de paralisia cerebral. Lina tem mantido desde então uma batalha judicial contra os médicos que lhe fizeram a amniocentese, porque acredita que foram estes que provocaram a paralisia do seu filho. 

Aos 52 anos, Lina teve o seu segundo filho, depois de se ter submetido a uma fecundação in vitro, já uma década depois de ter atravessado a menopausa.

Fonte: http://publico.uol.com.br/mundo/noticia/medica-espanhola-teve-bebe-aos-62-anos-1747636

Deixe um comentário