Mercado Pago lança programa de educação financeira gratuito para mulheres microempreendedoras

Posted by

‘Agora Vai Mulher’ capacitará 900 mulheres no Brasil para impulsionar a gestão dos seus negócios.  Programa integra compromisso e conjunto de iniciativas que vão capacitar 3.500 mulheres na América Latina e apoiar a educação financeira de outros 3.900 jovens da região.

O Mercado Pago, maior fintech da América Latina, lança o Agora Vai Mulher, novo programa de educação financeira para mulheres que desejam aprimorar a gestão do seu negócio. A iniciativa é voltada para microempreendedoras do gênero feminino e que faturam até R$ 5 mil mensais. Realizado a partir de abril em parceria com a Aliança Empreendedora, o programa será 100% gratuito e online, ministrado via WhatsApp para 900 mulheres do Brasil. O ‘Agora Vai Mulher’ integra iniciativa regional da companhia que, no total, vai apoiar 3.000 mulheres microempreendedoras na América Latina.

As inscrições online vão até o dia 29 de abril. 

Inscreva-se AQUI

As microempreendedoras selecionadas para participar do programa serão capacitadas durante 3 semanas em temas de gestão, precificação, negociação e tecnologias digitais. Ao final, 100 mulheres poderão avançar para a etapa de aceleração e contar com um apoio ainda mais personalizado ministrado pela Aliança Empreendedora. Criada em 2005, a instituição capacita e apoia microempreendedores formais e informais em situação de vulnerabilidade econômica de todo o Brasil.

Uma pesquisa de 2021 sobre educação financeira, realizada na América Latina pelo Mercado Pago em parceria com a consultoria Trendsity, reforça a importância do conhecimento e da inclusão. O estudo mostra uma menor participação das mulheres no sistema financeiro da região: 57% dos homens têm conta bancária, contra 51% das mulheres, sendo que apenas 10% das mulheres conseguem poupar dinheiro, contra 16% dos homens. “O fortalecimento de empreendimentos liderados por mulheres potencializa a geração de renda e, portanto, contribui para a autonomia e emancipação feminina, impactando também suas famílias e as comunidades onde estão inseridas”, destaca Laura Motta, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.

Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), entre os anos de 2020 e 2021, a proporção de mulheres que começou ou liderou um novo negócio diminuiu mais acentuadamente em relação aos homens. Um dos fatores responsáveis é o fato de que as mulheres ficaram mais sobrecarregadas na pandemia, além de estarem mais expostas ao desemprego devido à maior maior informalidade e menor proteção social. “Somente em 2020, 62% dos negócios estabelecidos por mulheres fecharam, quando elas estiveram mais demandas pelo cuidado dos filhos e da casa. É essencial dar oportunidade para ampliarem seu conhecimento em educação financeira, especialmente para que aquelas que empreendem possam desenvolver capacidades para gerenciar bem seus negócios”, afirma Lina Useche, co-fundadora e CEO da Aliança Empreendedora.

Além disso, de acordo com pesquisa do Datasenado de 2021, 46% das mulheres em situação de violência doméstica não denunciam porque dependem financeiramente do agressor. “Sobretudo em contextos de violência ou opressão, apoiar a independência financeira das mulheres é apoiar também as mudanças sociais que almejamos na nossa sociedade. A autonomia financeira é um importante caminho para reduzir as desigualdades de gênero e garantir os direitos das mulheres”, completa Laura.

O Mercado Pago também vai capacitar empreendedoras na Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai, em parceria com a Pro Mujer, e, em conjunto com a Junior Achievement Americas ,vai oferecer capacitação virtual em educação financeira básica para 3.900 estudantes do Ensino Médio, entre 16 e 18 anos, de escolas públicas da América Latina – 900 delas somente no Brasil.

“Democratizar o acesso das pessoas aos serviços financeiros vai além da tecnologia e do crédito, significa oferecer conhecimento e ferramentas para que todos sejam capazes de gerir seus próprios recursos. Queremos ir além da inclusão financeira, estamos comprometidos com a educação e seremos um parceiro na jornada empreendedora dessas mulheres”, pontua Gabriela Szprinc, head de Pagamentos do Mercado Pago.

“Essas mulheres, espalhadas país afora, empreendem em meio a uma jornada de trabalho dupla e até mesmo tripla. Mães, funcionárias e estudantes à frente do próprio negócio. Elas precisam superar obstáculos, como a falta de tempo e oportunidades, para transformar os seus sonhos em realidade. Queremos desmistificar essa visão de que gestão financeira é algo distante e inacessível e tornar o tema próximo a todas as empreendedoras”, conclui Gabriela.

Serviço:

Agora Vai Mulher

Período de inscrição: de 31/03 a 29/04/2022

Pré-requisitos: microempreendedoras com faturamento de até R$ 5 mil mensais

Formato: 100% online

Investimento: gratuito

Inscrições: empreendedores﹒mercadopago﹒com﹒br/educacao-financeira

Formação: de 02 a 20/05

Processo de seleção para aceleração: de 20/05 a 03/06

Aceleração: de 13/06 a 13/09

fonte: assessoria de imprensa

Esta abordagem da realidade brasileira, corajosa e consciente, você só verá aqui no Portal Plena. Nós acreditamos que informação de qualidade é a base de uma sociedade melhor para TODOS. Compartilhe nossas publicações.  Nós agradecemos!

Deixe um comentário