Os dez melhores países para se aposentar

Posted by
Ranking é liderado pela Suíça, Noruega e Áustria, já o Brasil aparece na 61ª colocação

 

 

Redação Plena

 
 
Segundo o Índice Global de Aposentadoria do banco Natixis, o Brasil não é um país que oferece boas condições de vida para os aposentados. O país está na 61ª colocação, atrás de países como Argentina, Tailândia e México.
 
O ranking é liderado pela Suíça, Noruega e Áustria, nas respectivas 1ª, 2ª e 3ª posições. A Suécia, Austrália, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, Nova Zelândia e Luxemburgo completam a lista dos 10 melhores.
 
A diferença entre a Noruega e a Suíça é técnica. A Suíça está em primeiro lugar não só na lista geral, como também nos sub-índices ambientais, como poluição da água e do ar, além de inflação e expectativa de vida. As cidades de Zurique, Berna e Genebra estão entre as que possuem melhor infraestrutura para idosos, além de inúmeros serviços e possibilidades de entretenimento, como teatro, cinemas e parques. O mais importante é que tudo é acessível por meio de transporte público capacitado para levar as pessoas de mais idade.
 
O alto contingente de médicos, a alta qualidade de vida e a baixa carga tributária — além do clima — garantem à Nova Zelândia o 9º lugar no ranking. A rápida ascensão como um dos melhores para os idosos se deve à reforma previdenciária e à diminuição dos impostos para aposentados no país. Houve também uma melhora no quadro de expansão do crédito e na disparidade de renda.
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *