Projeto leva o humor e a alegria do teatro para hospitais

Posted by
Ação promove acolhimento e humanização nas casas de saúde paulistanas por meio de esquetes teatrais

 

Redação Plena

Quem precisa frequentar hospitais geralmente convive com um clima hostil e pouco acolhedor. É tentando mudar isso que o projeto Arte em Todo Canto, uma iniciativa da OSCIP Canto Cidadão com patrocínio da Johnson & Johnson Medical Brasil, por meio da Lei Rouanet, promove peças de teatro em hospitais públicos ou filantrópicos da capital e Grande São Paulo. Até outubro, 15 instituições serão visitadas. 
 
Com o tema "Viva Bons Encontros" o projeto vai levar mais de 800 esquetes teatrais às casas participantes. Três trios de atores se revezam nas apresentações que acontecem em um hospital por dia de segunda à sexta-feira. Os ambientes das exposições são os mais variados: salas de esperas, recepções, unidades de tratamento intensivo, prontos-socorros e até em salas de quimioterapia.
 
Cada trio possui três cenas distintas que são adequadas de acordo com o espaço a ser utilizado para a encenação: uma com duração mais curta, que varia de 5 a 6 minutos, outra intermediária com duração de 8 a 9 minutos e uma mais longa, com duração de 15 a 16 minutos. "Quanto melhores forem as relações humanas no hospital, melhor tende a ser a saúde das relações entre todos: pacientes, acompanhantes e profissionais. Trabalhamos para transformar os hospitais em casas de saúde, e não de doença", explica o diretor-fundador do Canto Cidadão e responsável técnico pelo projeto, Felipe Mello. 
 
A estimativa é de impactar mais de 20 mil pessoas até o final do projeto. Somente nas duas primeiras semanas, mais de 2.500 pessoas foram atendidas.
 
Dentre os hospitais participantes do projeto estão o Hospital São Paulo, Conjunto Hospitalar do Mandaqui, Complexo Hospital das Clínicas (diversos institutos), Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital Universitário da USP, Hospital do Servidor Público Municipal, Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini (Hospital Brigadeiro), Hospital Geral do Grajaú, Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital Pérola Byington, Hospital Cruz Azul, Hospital Dante Pazzanese e Hospital Municipal de Barueri.  
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *