Aposentados que desejam morar fora têm uma excelente opção na Austrália, que criou uma categoria de imigração para pessoas acima de 55 anos que pretendem investir e trabalhar no país
Redação Plena
Estar aposentado não significa deixar os sonhos ou a vontade de uma nova vida para trás. Para as pessoas acima de 55 anos e que ainda mantêm o sonho de morar fora do Brasil, uma boa notícia: a Austrália criou uma categoria de imigração para aposentados e concede um visto para aqueles que pretendem investir e ainda trabalhar no país.
É importante ressaltar que o visto para aposentados não é permanente e depende de um processo oficial. O visto possui um período de validade de 4 anos, mas desde que continue atendendo aos requisitos governamentais, é possível renová-lo quantas vezes o aposentado quiser, explica MaCson Queiroz, diretor da M.Quality, empresa de Assessoria em Imigração e Negócios para a Austrália.
Outra possibilidade deste tipo de visto é a do requerente levar seu cônjuge para a Austrália. Neste caso, não é obrigatório que o cônjuge tenha acima de 55 anos ou que seja também aposentado. Isto quer dizer, se a pessoa estiver numa relação que comprove a união estável mesmo com uma pessoa mais jovem, o governo australiano não terá problemas com a diferença de idade.
Vale lembrar que o aposentado que se mudar para a Austrália não terá direito ao pagamento da aposentadoria australiana, já que durante o período de trabalho não contribuiu com os impostos do país. Porém, isso não significa que o aposentado terá sua renda diminuída, pois o governo australiano permite que o imigrante trabalhe na área que se sinta capaz e qualificado. Os aposentados que imigrarem para Austrália podem encontrar empregos, por exemplo, nas áreas de finanças, agronegócios, computação e outras.
Empreender
Para os aposentados que pensam em abrir o próprio negócio na Austrália, a notícia também é boa: o governo facilita o visto de quem deseja investir no país. Mas para essa modalidade de visto é preciso ficar atento a um detalhe. É permitido investir desde que o aposentado prove que a sua principal fonte de renda não virá deste novo empreendimento.
O governo até permite que o aposentado possa receber na Austrália a aposentadoria que recebe no Brasil sem burocracia.
Como tirar o visto?
O processo de obtenção do visto de imigração na Austrália não é tão simples. Por isso, é importante contar com uma agência imigratória experiente, especializada e que seja registrada junto ao governo australiano.
A M.Quality disponibiliza em seu site o 1º. Passo Gratuito, um serviço gratuito do guia de elegibilidade que avalia se o candidato é elegível para uma das categorias de vistos que pretende requerer. Ao preencher o formulário no site, e sendo elegível a uma das categorias, ele recebe um convite para uma conversa com um dos consultores da M. Quality com o objetivo de informar o resultado e de receber demais orientações e esclarecimentos.