SEMANA DE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS COMEÇA DIA 23

Entre os dias 23 a 30 de junho, acontecerá a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas – Um passo de cada vez, não caia em armadilhas, tema associado ao cuidado com a atenção ao executar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo – atividade comum no cotidiano.

Porém, é desejável que os idosos tenham mais cautela e prudência em situações desafiadoras, como andar em lugares mais movimentados usando o telefone celular, em pisos escorregadios ou desnivelados ou ainda com bruscas mudanças de direção ao caminhar e carregar objetos.

Elaborada com a finalidade de apontaras armadilhas do dia a dia e repensar hábitos e comportamentos, a campanha possui atividades comportamentais e de reflexão, que inclui bate-papos com especialistas e exercícios físicos e cognitivos para prevenir quedas.

Entre os destaques estão a série de encontros Consciência, Força e Prontidão com a terapeuta psicomotora Teca Marchetto, entre os dias 23 a 28/6, no Sesc Consolação, que irá explicar as principais musculaturas de sustentação do corpo. E o bate-papo Nossos Movimentos de Cada Dia, no dia 28/6, no Sesc Ipiranga, conduzido pelopreparador físico e doutor em psicologia José Elias Proença – que preparou a seleção brasileira de vôlei feminino – para refletir sobre padrões de movimentos, novos modelos de envelhecimento, tecnologias nas tarefas diárias e fatores de riscos para quedas ligadas à vida moderna.

No dia 29/6, o Sesc Parque Dom Pedro II receberá a vivência Idosos, Parkour e a Cidade para mostrar novas possibilidades de interação do idoso com os espaços públicos.Já a unidade de Pinheiros terá, entre os dias 27/6 e 29/6, uma prática de Respiração Renascimento com a terapeuta Denise Agassi, que irá ensinar uma técnica de respiração plena e consciente.

A programação também terá no dia 27/6, no Sesc Santana, a palestra Eliminando Quedas do Dia a Dia: Uma Rotina Segura e Estimulante, da terapeuta ocupacional e mestre em gerontologia Ana Paula Loureiro, que irá alertar ações que envolvam dupla tarefa e estratégias de reorganização da rotina reduzindo o risco de queda.

Indo para o interior, em Jundiaí, a vivência Atenção, Foco e Memória na Prevenção de Quedas, que acontecerá nos dias 28 e 29/6, irá falar sobre as alterações motoras e cognitivas que surgem com o envelhecimento. Em Piracicaba, no dia 30/6, a atividade Corpo e Mente – Fortaleça o Corpo, Exercite a Mente, conduzida pela doutora em fisioterapia Daniela Garbellini, terá exercícios para melhorar a capacidade muscular, cognitiva e da memória. No mesmo dia, em São José dos Campos, o bate-papo Um Passo de Cada Vez: Não Caia em Armadilhas, com a equipe do espaço Vida Priori, oferecerá dicas de como melhorar os movimentos corporais, treinar as capacidades funcionais e ter atitudes preventivas.

Já no litoral, em Santos, a palestrado educador físico Marcelo Martinez Vencendo obstáculos, que acontecerá no dia 27/6, discutirá como o exercício físico e as práticas corporais podem prevenir quedas e superar obstáculos que estão pelos caminhos dos idosos nas cidades.

SEMANA DE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS – “UM PASSO DE CADA VEZ, NÃO CAIA EM ARMADILHAS”

De 23 a 30 de junho

Acesse aqui a programação completa

Fonte: Baobá Comunicação

 

Deixe um comentário