Unibes Cultural (SP) dedica programação especial para comemorar o mês do idoso

Posted by

Em comemoração ao mês do idoso, celebrado, anualmente, em outubro, a Unibes Cultural contemplou uma série de eventos para celebrar a data. Começou com a palestra dedicada à saúde da população idosa tendo como foco a desconstrução da imagem sobre o envelhecimento com a psicóloga Raquel Teixeira Lima e a fonoaudióloga Sandra Regina Gomes na primeira semana e segue com uma oficina/aula de tango, dia 27, e a oficina O Novo, o Velho, e os Olhos de Quem Vê – Um Exercício Em Busca de um Antídoto para a Monotonia, com a professora Débora Mamber, no mesmo dia.

 

Embora seja considerado difícil, o tango pode ser muito divertido e permitir um maior conhecimento corporal tanto na dança a dois como para a própria vida. O curso abordará a estrutura básica do tango, a conexão e improvisação, por meio de algumas das figuras clássicas da dança, como oitos, giros e caminhata. A oficina, que tem curadoria da Migraflix, é ministrada pelos professores Emilia Andrada e Benjamin Galian.

Como despertar novamente nosso olhar para o novo, mesmo quando já nos consideramos velhos? A partir do livro: “On Looking: Eleven Walks with Expert Eyes” (Sobre o olhar: Onze Caminhadas com Olhos de Perito, sem tradução no Brasil), da cientista cognitiva norte-americana Alexandra Horowitz, Débora propõe uma vivência com o objetivo de amplificar a percepção sobre o mundo ao redor, estimulando a mente a sair da rotina e mostrando que o mais ordinário dos cenários pode esconder um espetáculo de contemplação.

Na verdade, a base teórica parte de duas obras. Do já citado livro “On Looking: Eleven Walks with Expert Eyes”, que descreve uma mesma caminhada ao redor de um quarteirão sob a visão de 11 experts de diferentes áreas do conhecimento, e também de “O Caminho do Artista”, da também norte-americana Julia Cameron, um guia prático para o desbloqueio da criatividade.

Segundo Débora Mamber, “a vivência irá se utilizar inicialmente de técnicas simples de meditação, que não exigem nenhuma experiência prévia. Em seguida, serão propostas vivências de grupo com base em exercícios de criatividade desenvolvidos pela escritora americana Julia Cameron”. Nesse mesmo outubro, aUnibes Cultural também ofereceu o Encontro Territorialidade – Quem você quer ser quando envelhecer?, com Sandra Regina Gomes e Raquel Teixeira Lima, no dia 5.

 

Sobre os professores Emilia Andrada e Benjamín Galian

Artistas argentinos dedicados ao fomento e ensino do Tango por meio de aulas e shows em diversos países. Eles moram no Brasil desde o segundo semestre de 2014 e são criadores da Cia. Charme Tango, ministrando aulas e oficinas da dança. O conhecimento da dupla foi aperfeiçoado com estudos em algumas das universidades e escolas de tango mais famosas da Argentina e outras pessoas que são referência na dança. O casal também já participou de campeonatos mundiais de tango.

 

Sobre Debora Mamber

Formada em jornalismo na ECA-USP, trabalhou em diversos veículos como Folha de S. Paulo, TV Globo, Veja e Veja São Paulo. Foi correspondente internacional para a Revista Época em Washington (EUA). Sempre em busca de ouvir e contar histórias, partiu para uma jornada solo por diferentes países, residindo na Inglaterra e Índia, onde se aprofundou no estudo de terapias alternativas, técnicas de respiração e meditação. Em 2012, já de volta ao Brasil, começou a ministrar a oficina “O Caminho do Artista”, com foco no desbloqueio da criatividade. Atualmente dedica-se à escrita de roteiros de cinema e televisão.

 

Sobre a Unibes Cultural

Não é de hoje que a Unibes trabalha para transformar a vida de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social com programas voltados à educação, capacitação, saúde e inclusão. Uma história que não acaba por aí, porque a Unibes sempre acredita que existem novas formas de contribuir para a sociedade. Por isso criou, em 2015, na cidade de São Paulo, um novo centro cultural que nasceu com a vocação de apresentar os grandes temas globais e refletir sobre como são incorporados na cultura da cidade. Um lugar para a expressão de jovens talentos e nomes consagrados nas diferentes áreas de conhecimento. Espaço democrático e aberto a diversos públicos, com uma programação extensa e 90% gratuita para todos os gostos e idades.

A Unibes Cultural representa um novo marco no trabalho centenário da Unibes e comemora o seu primeiro ano com a casa cheia. Desde a sua inauguração, foram mais de mil eventos realizados e três mil e quatrocentos projetos acolhidos de empreendedores culturais.

 

 

Oficina de Tango

Com Emilia Andrada e Benjamin Galian

Curadoria: Migraflix

27/10, quinta-feira, das 14h às 17h

EVENTO GRATUITO 

 

O novo, o velho, e os olhos de quem vê

Prof.: Débora Mamber

Curadoria: Chris Liu

27/10, quinta-feira, das 14h às 16h30

EVENTO GRATUITO – 

 

Unibes Cultural

Rua Oscar Feire, 2500 – ao lado do Metrô Sumaré

Informações: (11) 3065-4333 e atendimento@unibescultural.org.br

Aceita todos os cartões de crédito e débito; aceita cheques

Funcionamento: De segunda a sábado, das 9h às 22h

Acesso para deficientes

Ar condicionado

WI FI livre

Tem cafeteria

Não tem estacionamento – sugerimos o uso de transporte público

 

Fonte : Unibes Cultural

 

Deixe um comentário