Unicid promove a Semana de Prevenção de Quedas de Idosos

Atividades on-line dispõem da presença de especialistas em Fisioterapia e serão realizadas nos dias 23, 24, 25, 27 e 29 de junho;

 A Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, promoverá nos dias 23, 24, 25, 27 e 29 de junho, a Semana de Prevenção de Quedas de IdososO evento é organizado pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da Instituição, que tem como coordenador, o professor Leonardo Oliveira Pena Costa, e pela professora Drª. Mônica Perracini. A ação contará ainda com o apoio da assessoria de Extensão e do Grupo de Pesquisa de Prevenção da Unicid.

A programação é gratuita, e tem por objetivo, mostrar para o público idoso e cuidadores, a importância da prevenção de quedas e como atividades físicas auxiliam no equilíbriosobretudo às pessoas acima de 60 anos. Além disso, as explanações serão direcionadas à comunidade acadêmica e aos interessados em temáticas relacionadas à saúde da pessoa idosa.

Segundo a Drª. Mônica, coordenadora das atividades, cerca de 30% dos idosos caem uma vez ano.

A fisioterapeuta aponta que idosos acima de 80 anos, caem com mais frequência, e que cerca de 50% dos idosos nessa faixa etária caem ao menos uma vez ao ano.

“Penso que será uma programação muito pertinente e interessante, ainda mais nessa época de pandemia, período em que a população idosa tem se movimentado menos, o que contribui para aumentar o risco de queda. Vamos falar da importância da prevenção de quedas e ensinar alguns exercícios de equilíbrio aos participantes”, avalia.

Por fim, Mônica aponta que as quedas em idosos têm diversas consequências, como fraturas, risco de morte, restrição de atividades e o declínio na saúde. “Nossa preocupação se dá partir do prejuízo físico e psicológico da pessoa idosa, e também, quanto ao aumento da utilização de serviços especializados e hospitalizações. Precisamos debater e refletir sobre essas questões”, justifica.

Semana de explanações terá início no dia 23, às 18h, com a presença dos profissionais, Daniele Pereira, Juliana Gazolla, Camila Lima e Suzana Albuquerque. No dia 24, a programação será aberta ao público em geral, com início às 15h.

No dia 25, às 18h, o bate-papo será com Paulo Pelicioni, Miriam Moreira e Cristina Ribeiro. No dia 27, as abordagens começam às 10h30, com a presença dos fisioterapeutas Maria Lima, Guilherme de Alvarenga e Renato Barbosa. O encerramento será na segunda-feira (29), às 18h, com os especialistas: Alexandre Silva, Hércules Campos, Juleimar Amorim e Patrícia Parreira Batista.

O acesso deverá ser feito nas datas e horários de cada atividade:

SERVIÇO

Dia 25, às 18h

  • Paulo Pelicioni – Quedas na doença de Parkinson
  • Miriam Moreira – Auto eficácia e quedas
  • Cristina Ribeiro – Propósito de vida e quedas

Acesse: https://ca.bbcollab.com/guest/35d1c061cbdd458e9d01955d8f15aac3

Dia 27, às 10h30

  • Maria Lima – Mobilidade nos espaços de vida e quedas
  • Guilherme de Alvarenga – Exercício físico e prevenção de quedas
  • Renato Barbosa – Perfis de caidores usando vens diagrams

Acesse: https://ca.bbcollab.com/guest/35d1c061cbdd458e9d01955d8f15aac3

 

Dia 29, às 18h – ENCERRAMENTO

  • Alexandre Silva – Quedas, saúde e vulnerabiulidade
  • Hércules Campos – Contexto de vida, moradia e quedas
  • Juleimar Amorim – Fragilidade e queda
  • Patrícia Parreira Batista – Sarcopenia e quedas

Acesse: https://ca.bbcollab.com/guest/35d1c061cbdd458e9d01955d8f15aac3

Tempo de duração: 1h para cada dia/atividade

###

Sobre a Unicid – Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid é referência na formação de profissionais da área da saúde, com cursos tradicionais e pioneiros na região como Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Medicina. Além disso, reúne cursos respeitados em diversas áreas do conhecimento e possui mais de 70 mil alunos na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior.

fonte- assessoria de imprensa

Deixe um comentário