Veja algumas condutas que podem garantir uma alimentação via oral mais segura aos pacientes com Alzheimer

Posted by
Saiba como deve ser a consistência dos alimentos, o posicionamento durante a refeição para evitar engasgos, entre outras dicas

 

Redação Plena / Fonte: Doença de Alzheimer

 Ao contrário do que ocorre com outras doenças como o diabetes ou a hipertensão, não há restrição de um ou mais alimentos que se aplique a todos os pacientes de Alzheimer. Ajustes na dieta poderão ser feitos pelo médico de acordo com as consequências da doença, de forma individualizada. Embora não exista uma dieta determinada, é preciso ter cuidado com a alimentação, para que não haja excesso ou carência de algum nutriente.
Veja algumas orientações e condutas que podem garantir uma alimentação via oral mais segura aos pacientes com Alzheimer:
 
1- Consistência dos alimentos: 
 
A consistência dos alimentos é modificada, ao longo do curso da doença, se necessário. 
 
A umidificação dos alimentos é indicada para a maioria dos pacientes. Em geral, a dieta de menor risco é a consistência pastosa homogênea (consistência de creme). 
 
O importante é a garantia de um desempenho seguro (sem a entrada de saliva/ alimentos/líquidos no pulmão) durante todas as refeições. 
 
2-Uso de espessantes alimentares 
 
São produtos industrializados que modificam instantaneamente a textura e consistência dos alimentos, não alterando o sabor. 
 
São bastante utilizados para espessamento de líquidos, pois tendem a ser a consistência mais difícil por exigir adequado controle oral, agilidade e coordenação da musculatura envolvida na deglutição. 
 
Na avaliação funcional da deglutição o fonoaudiólogo definirá a consistência mais segura de acordo com a dinâmica de deglutição do paciente. 
 
3- Posicionamento durante a alimentação 
 
Uma posição correta durante a alimentação dificulta a entrada dos alimentos nos pulmões, deixando a alimentação mais segura. 
 
Durante as refeições é importante que o paciente permaneça sentado, com o tronco reto e a cabeça erguida. Caso não seja possível, tente manter o tronco o mais reto que puder ou pelo menos a 45º. Use como apoio, travesseiros, almofadas, rolos de toalhas ou lençóis 
 
 
4- Ambiente 
 
O ambiente onde o paciente será alimentado deverá ser calmo, oferecer o mínimo de distratores assim como televisores e rádios deverão ser desligados. Conversas paralelas deverão ser evitadas. 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *