Vida de paciente com Alzheimer vira canção e mostra o poder da memória musical

Posted by
Objetivo da campanha #MúsicasParaSempre é que outras famílias e músicos se conectem e repliquem a ação

Redação Plena

Uma campanha na web tem mostrado como a música pode melhorar a vida de pessoas com Alzheimer. Inspirada em uma pesquisa realizada em 2015 pelo Instituto Max Planck de Neurociência e Cognição Humana de Leipzig, na Alemanha, que demonstrou que a memória musical de um indivíduo com Alzheimer não é afetada pela doença, a iniciativa #MúsicasParaSempre tem o objetivo de conectar, por meio da internet, famílias de pacientes com a doença e músicos interessados em ajudá-las.
 
Para isso a Mares Filmes convidou a BossaNovaFilms, a Dahouse Audio e a Isobar para a realização de um minidocumentário que   mostra a relação de duas filhas com o pai que vive com Alzheimer. A peça retrata o processo de criação da música feita para Hélio Elpídio de Queiroz diagnosticado com a doença há três anos. Ele é pai de Camila e Mariana, e avô de Manuela, retratadas pela melodia composta por Lucas Mayer e interpretada pela cantora Ana Julia Zambianchi. A canção é baseada na vida do paciente.
 
Quanto mais pessoas compartilharem o vídeo, mais famílias e músicos podem se conectar e criar novas músicas inspiradas nas histórias de vida de pessoas que vivem com a doença.
 
Veja:

Deixe um comentário