Alho negro, sementes de coentro, curry, gengibre: saiba mais sobre os condimentos aliados da saúde

Posted by

Nutricionista explica como utilizar essas substâncias no dia a dia  e potencializar o bom funcionamento do organismo

 

Por Mariana Parizotto

 
A nutrição está sempre em pauta no nosso dia, principalmente quando discutimos a possibilidade de trazer alimentos saudáveis para auxiliar o organismo com a saúde e o bem-estar. Mas não é fácil encontrar algo que agrade a todos os paladares, por isso, muitos acabam não conhecendo os benefícios que um simples condimento pode trazer para o corpo. “Hoje em dia temos condimentos valiosíssimos para nosso bem estar, alguns fazem muito bem para a saúde, principalmente dos idosos”, afirma a nutricionista Cristina Trovó.
.
A especialista cita o alho como um grande aliado da saúde.  Além do sabor, que é infinitamente melhor, mais doce e sem aquela acidez do alho comum, de acordo com a Associação Dietética Americana, devido ao processo de fermentação, ele produz um alto nível de antioxidantes, o que contribui para o reparo e danos das células do corpo, a melhora da imunidade – reduzindo o risco de infecções e outras doenças -, a prevenção do colesterol e da aterosclerose, por meio de uma substância que só se encontra com o envelhecimento do alho. “Além da ação antioxidante, que combate os radicais livres, o alho negro reduz a pressão sanguínea, a síntese de colesterol, os níveis da glicemia em jejum e da hemoglobina glicada, é antiviral, antifúngica, favorece o aumento do gasto calórico e há indícios de que previne o câncer”, explica Cristina.
 
Dona Lucia Maria Nogueira Gouveia, de 62 anos, sabe bem disso. Há dois anos ela incorporou um estilo de vida mais saudável, procurou novos produtos em lojas naturais e virou uma grande fã do Alho Negro do Sítio. “É docinho e gostoso, por isso consumo todos os dias no café da manhã. Antes sofria com muita gripe, resfriado e tosse a 
cada dois meses. Hoje posso sair na chuva, voltar ensopada e não fico mais doente”, conta.
 
Além do alho negro, a nutricionista conta que as sementes de coentro melhoram a absorção da comida, ajudam a tratar diarreia e têm propriedades antibacterianas. As sementes de Erva-doce mastigadas após as refeições, esfriam e acalmam o estômago, facilitando a digestão. “O gengibre também é um grande aliado, alivia os sintomas de resfriados, gripes, dores de cabeça e artrite e por último temos a Cúrcuma, esse tempero do curry é famoso por suas propriedades medicinais, desde a cicatrização de feridas até o tratamento de problemas respiratórios. Também estimula o sistema imunológico”, aponta.
 
Estas sementes e condimentos podem ser utilizados de diversas maneiras, como no preparo de alimentos, em chás ou águas aromatizadas.
 
A nutricionista Cristina ressalta que, na maioria das vezes, estas substâncias só trazem benefícios, entretanto, no caso de idosos que precisam ganhar peso, os condimentos termogênicos como canela e pimentas devem ser evitados, pois eles aceleram o metabolismo, ajudando na queda de peso. 
 
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *