Descubra os alimentos que ajudam a combater o cansaço

Posted by

Nutricionista dá dicas de alimentos que podem se tornar aliados no dia a dia e aqueles que devem ser evitados

Redação Plena

As causas do cansaço podem ser múltiplas. Variam desde uma noite de sono mal dormida até uma causa clínica, como insônia, síndrome das pernas inquietas, apneia obstrutiva do sono, depressão entre outras.Uma alternativa é fazer exercícios físicos, uma vez que aumenta as concentrações de endorfina, que melhora o sono, o ato de relaxar e ajuda a controlar o apetite.

Quer outro aliado nesse combate ao cansaço? Os alimentos! “Se as horas de sono estão boa se a rotina do dia a dia não está tão pesada assim, uma alimentação inadequada pode estar ocasionando esse cansaço extremo e sonolência.” – afirma a nutricionista Patrícia Cruz.

ALIMENTOS ALIADOS CONTRA O CANSAÇO

Patrícia indica alimentos com carboidratos (principal fonte de energia) e gorduras boas, como pães, cereais integrais, aveia, granola, milho, frutas oleaginosas (castanhas de caju e amêndoa).

Aposte ainda em frutas frescas (banana, laranja, etc) para ajudar na disposição das tarefas do dia a dia. Segundo a nutricionista, a quantidadecerta varia de acordo com cada indivíduo. As recomendações da OMS indicam consumir diariamente 450g de vegetais folhosos e frutas.

O QUE NÃO COMER

Os alimentos que devem ser evitados são aqueles que não trazem nenhum benefício para o organismo, como refrigerantes, bebida alcoólica e cafeína em excesso. “Eles são pobres em nutrientes, isto é, calorias vazias”, destaca Patrícia.

UMA BOA NOITE DE SONO

As horas de sono ideais variam de pessoa para pessoa. Para Patrícia, o mais importante é a qualidade do sono. “Você pode dormir 6 horas e ter um bom sono, fazendo todas as fases e acordar renovado. Por outro lado, algumas pessoas dormem 10 horas por noite, mas acordam a todo instante, não fazem um ciclo inteiro de sono e acordam mais cansados do que foram dormir” – explica a nutricionista.

Patrícia também recomenda evitar alimentos ricos em gordura, que exigem um trabalho maior de digestão. “O ideal durante a noite é fazer uma refeição com alimentos mais leves, por exemplo, arroz integral, legumes e verduras, carnes brancas, pois não vão interferir na qualidade do sono” – recomenda Patrícia.

10 DICAS DA ESPECIALISTA PARA TER UMA BOA NOITE DE SONO

•             Durma bem;

•             Beba água;

•             Não fique longos períodos em jejum;

•             Pratique atividade física;

•             Tente ir para cama no mesmo horário sempre;

•             Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes;

•             Introduza leite e iogurte na sua rotina alimentar;

•             Deixe os problemas para fora da cama;

•             Desligue-se de todos os aparelhos móveis possíveis;

•             Não fume.

Deixe um comentário