Hambúrguer para todos os gostos: sanduíche ganha versão com atum, cordeiro, miojo frito, frango, vegetais e até feijoada

Posted by

 

Veja alguns lanches bem curiosos e aprenda a fazer hambúrguer vegetariano
 
Redação Plena
 
Um hambúrguer por definição é a união entre um pão fofinho e um bolinho de carne moída achatado. Catchup, mostarda, molhos, queijo, bacon, maionese, salada e outros ingredientes incrementam o sanduíche. Para chamar a atenção do freguês, diversas lanchonetes e restaurantes têm colocado no cardápio hambúrgueres feitos com os mais diferentes sabores, como atum, salmão, cordeiro, palmito, frango, linguiça…
 
Uma hamburgueria curitibana, chamada Quincho Grill, abusou da criatividade e trouxe ingredientes bem brasileiros para o lanche. A criação nada mais é do que um inédito hambúrguer desenvolvido com carne seca, paleta suína, paio, calabresa, costelinha defumada e bacon. Ele é servido em um pão preto com pasta de feijoada, crispis de couve e vinagrete. 
 
Também não faltou criatividade para uma lanchonete de Nova York. O hambúrguer que virou febre tinha miojo frito no lugar do pão.
 
Há também as opções mega saudáveis, que usam como base os vegetais. Esses hambúrgueres são conhecidos como vegetarianos. Veja abaixo uma receita fácil de fazer:
 
Para o hambúrguer vegetariano:
3 cenouras
3 abobrinhas
50g de cogumelo
3 colheres (sopa) de soja
1 colher (café) de salsinha
1 colher (café) de alho
20g de castanha-de caju
3 fatias de pão de forma
2 ovos
1 pitada de sal
 
Para o pesto de manjericão :                                                                                         
100 ml de azeite
50g de manjericão limpo e sem talos
1 pitada de sal    
                                             
Para a montagem:
1 pão preto cortado ao meio
1 hambúrguer vegetariano  de 160g
2 fatias de tomate caqui
10 folhas de rúcula
1 unidade mussarela bola
1 colher (chá) de pesto de manjericão
 
MODO DE PREPARO
 
Modo de preparo do hambúrguer:
 
Fatie os legumes e grelhe bem. Corte com a faca em pequenos pedaços e reserve. Corte o pão de forma e misture com a castanha de caju até virar uma farinha. Cozinhe o cogumelo e bata no liquidificador com os ovos. Em seguida, misture com a farinha de pão.
 
Hidrate a soja com água e cozinhe até ficar macia. Adicione a soja, a salsinha, o alho e o sal aos legumes e, em seguida, misture com o restante dos ingredientes.  Faça os bolinhos em formato de hambúrguer e coloque papel manteiga no fundo de uma tigela.
 
 
Para o pesto de manjericão:
 
Passe o manjericão na água quente, retire e coloque no gelo para não perder a cor verde. Coloque o manjericão e o azeite no liquidificador, deixe bater até ficar bem misturado. Tempere com sal.
 
Montagem do sanduíche:
 
Grelhe o hambúrguer por 3 a 5 minutos ou até o ponto de preferência, virando-o na metade do tempo. Aqueça as duas metades do pão. Coloque sobre uma das metades o tomate e o hambúrguer e disponha por cima as rodelas de mussarela e a rúcula. Espalhe o pesto na outra metade do pão e coloque por cima de tudo. 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *