Saiba quais são os alimentos aliados da terceira idade; fuja dos vilões

Posted by
Nutricionista aponta o que deve ser consumido para melhorar o funcionamento do organismo e deixar a pele mais saudável

 

por Mariana Parizotto

 
 

Com o passar dos anos, o organismo começa a gastar menos calorias, a acumular mais gordura e a perder massa muscular. Sua capacidade de absorção de certos nutrientes também diminui, assim, alguns cuidados com a alimentação tornam-se fundamentais.
 
Conversamos com a nutricionista do Hospital San Paolo, Flavia Salvitti, sobre os alimentos que são aliados da terceira idade e o que deve ser evitado. Confira:
 
Quais alimentos são os principais aliados dos idosos? 
Na terceira idade, o metabolismo tende a ser mais lento e nem sempre é possível tirar o maior proveito dos alimentos. Porém, há um conjunto de alimentos que colaboram com a imunidade. É o caso daqueles que são ricos em Omega 3, cálcio para ajudar na calcificação dos dentes e ossos, leites e derivados desnatados, vitamina D para absorção desse cálcio, vitaminas C , frutas, verduras e legumes da estação e in natura, laranja e banana (rica em potássio) , zinco que é um mineral com ação antioxidante, capaz de desacelerar o envelhecimento das células. É possível encontrar essa fonte de zinco em nozes e castanhas, além de carnes e arroz integral. 
 
Quais alimentos ajudam a manter uma pele mais saudável e vistosa? 
Frutas e vegetais alaranjados, como cenoura ou mamão, que são fontes de betacarotenos e ajudam a combater os efeitos dos raios UVA e UVB. Frutas cítricas, como laranja, kiwi e limão, por exemplo, porque são ricos em vitamina C, participam na formação de colágeno e tornam a pele saudável e firme. Frutas secas, como avelã e amêndoa possuem boas quantidades de vitamina E, que tem a função de reparar a pele; peixes como sardinha e salmão, pois são ricos em ômega 3, que é anti-inflamatório.
 
Que tipo de alimento deve ser evitado pelos idosos? 
Todos os alimentos que devem ser evitados a vida inteira por todos, as calorias vazias: gorduras, sal, bebidas gaseificadas, café e chás pretos, açúcares. Os alimentos industrializados como hambúrguer, presunto, charque, salsicha, linguiça, salame, mortadela, salgadinhos industrializados, conservas de vegetais, sopas, molhos, caldos de carnes e temperos prontos. 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *