Se você gosta de pão vai ‘amar’ estas sete receitas muito saborosas

O pão tem a capacidade de melhorar nosso humor e disposição mental, além de ser uma importante fonte de energia para o nosso organismo. E não importa a combinação de ingredientes e se  é salgado ou doce. A cada dia surgem novas receitas e formatos diferentes para valorizar ainda mais o nosso pão de cada dia, que de manhã, bem quentinho, fica irresistível com manteiga,  e na hora do almoço pode compor um delicioso sanduíche ou, ainda, se transformar na atração principal do lanche da tarde.***

 

PÃO INTEGRAL

 

 INGREDIENTES:

500 g de Farinha de Trigo 

2 copos de água morna

1 copo de óleo

1 colher rasa (sopa) de sal

3 ovos

½ copo de açúcar

3 tabletes de fermento biológico

1 copo de farinha de trigo integral

1 copo de aveia em flocos grossos

1 copo de farelo de trigo

linhaça para decorar (opcional)

 

MODO DE PREPARO:

Bata no liquidificador a água morna, o óleo, o sal, os ovos, o açúcar e o fermento. Despeje o conteúdo do liquidificador em uma tigela e misture a farinha integral, o farelo de trigo e a aveia, dissolvendo-os muito bem. Acrescente a Farinha de Trigo aos poucos até a massa desgrudar das mãos. Sove a massa até que fique lisa e homogênea. Coloque em um recipiente com tampa e deixe crescer até dobrar de volume. Amasse novamente para retirar o ar. Modele como rocambole e leve para assar em forno baixo (180ºC) por aproximadamente 50 minutos.

 PÃO DE MILHO

 

INGREDIENTES:

500 g (aproximadamente) de Farinha de Trigo 

30 g de fermento biológico

6 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de sal

1 lata de milho verde escorrido

250 ml de leite

50 g de margarina

2 ovos

 MODO DE PREPARO:

Bata o fermento com o açúcar, o sal e o leite até dissolver bem. Junte o milho, a margarina e os ovos e misture. Adicione a Farinha de Trigo aos poucos, sove a massa por cinco minutos. Deixe descansar por 30 minutos. Modele os pães e coloque em assadeira untada com óleo. Leve para assar em forno médio a 180ºC até que fiquem levemente corados.

 

PÃO DE ERVAS

 

INGREDIENTES:

1 kg de Farinha de Trigo 

2 tabletes de fermento biológico

1 colher (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de salsinha picada

1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada

1/4 xícara (chá) de manjericão picado

1/4 xícara (chá) de orégano

folhas de alecrim e hortelã picadas a gosto

1 xícara (chá) de óleo

3 colheres (sopa) de azeite

1 copo de requeijão cremoso

150 g de mandioquinhas cozidas e espremidas

1 colher (chá) de sal

2 ovos

1 xícara (chá) de água morna

1 gema para pincelar

 

MODO DE PREPARO:

Em um recipiente grande desmanche o fermento no açúcar, mexendo até ficar líquido. Junte a Farinha de Trigo previamente adicionada de todas as ervas. A seguir, acrescente os demais ingredientes. Coloque a água morna, aos poucos, mexendo até obter liga. A seguir, sove a massa até ficar bem lisa. Deixe descansar por 15 minutos. Divida a massa em 24 partes e modele pãezinhos. Disponha-os em assadeira untada, deixando espaço para crescerem novamente até dobrarem de volume. Depois de crescidos, pincele com gema. Leve para assar em forno pré-aquecido, em temperatura média de 200° C por aproximadamente 30 a 35 minutos. Dica: Polvilhe salsa picadinha sobre os pãezinhos logo após pincelar com a gema.

 PÃO DO PORTO

 

INGREDIENTES:

1 kg de Farinha de Trigo 

75 g de fermento para pão

2 colheres (sopa) de açúcar

2 ovos

1 colher (sopa) de sal

2 colheres (sopa) de margarina com sal

400 ml de água morna

óleo para untar

 

MODO DE PREPARO:

Numa vasilha, misture o fermento com o açúcar até obter um creme. Em seguida acrescente os ovos, o sal e a água morna. Junte a Farinha de Trigo e trabalhe bem a massa durante 10 minutos até soltar das mãos. Polvilhe farinha em chuveirada, leve para descansar por 10 minutos, volte a amassar por mais ou menos 5 minutos e deixe crescer até que dobre de tamanho. Modele na forma desejada. Com a faca, faça quatro leves cortes sobre a massa. Coloque numa fôrma redonda untada com óleo e deixe descansar por 40 minutos. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixe de 30 a 40 minutos até dourar. Opção: Antes de levar ao forno, você pode pincelar a massa com uma gema de ovo batida e polvilhar gergelim.

 

PÃO DE CALABRESA

 

INGREDIENTES

Massa:

4 xícaras (chá) de Farinha de Trigo 

30 gramas de fermento biológico fresco

1 colher (sobremesa) de sal

1 colher (sopa) de açúcar

2 xícaras (chá) de leite

1/2 xícara (chá) de óleo

1 gema para pincelar

Recheio:

2 xícaras (chá) de lingüiça defumada ralada

1 xícara (chá) de queijo tipo catupiry

 MODO DE PREPARO:

Em uma tigela, coloque o fermento, o sal, o açúcar e misture bem até ficar líquido. Acrescente o leite, o óleo e misture a farinha até formar uma massa homogênea. Faça bolinhas e deixe crescer por 20 minutos. Misture bem os ingredientes do recheio, feche os pãezinhos e distribua em uma assadeira. Pincele com a gema e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até dourar levemente. Dica: Você pode substituir a linguiça por frango desfiado.

 

BRIOCHE COM GOTAS DE CHOCOLATE

 

INGREDIENTES:

1 kg de Farinha de Trigo 

40 g de fermento biológico

160 g de açúcar

240 g de ovos

10 g de sal

400 ml de leite

200 g de manteiga

300 g de gotas de chocolate forneáveis

Leite, a quantidade pode variar de acordo com a umidade da farinha

1 ovo batido para pincelar

 

MODO DE PREPARO:

Coloque a Farinha de Trigo numa superfície plana e faça uma cova no centro. Esfarele bem o fermento e adicione o açúcar, os ovos levemente batidos e o sal. Misture e vá adicionando o leite aos poucos até que a massa fique homogênea. Coloque a margarina e misture completamente até que a massa fique bem lisa. Faça uma bola, cubra com um plástico e deixe descansar até dobrar de volume. Incorpore delicadamente as gotas de chocolate na massa. Modele os brioches e deixe crescer novamente. Pincele os pães com o ovo batido e leve para assar em forno médio a 180° até ficarem levemente dourados.

 

ROSCA COM CREME E FRUTAS

 

INGREDIENTES:

Massa:

1 kg de Farinha de Trigo 

4 ovos

2 copos de leite morno

1 copo de açúcar

½ colher (café) de sal

1 copo de óleo

3 tabletes de fermento biológico

Creme:

2 e 1/2 xícaras (chá) de leite

2 gemas

8 colheres de (sopa) de açúcar

2 colheres de (sopa) de amido de milho

Raspas de limão ou gotas de essência de baunilha

Frutas picadas a gosto (morangos, pêssegos, maçãs, cerejas, etc.)

Coco ralado para decorar (opcional)

 

MODO DE PREPARO:

Creme: Em uma panela, coloque o leite (reserve um pouco), as gemas, o açúcar e o leite reservado com o amido de milho dissolvido. Cozinhe até engrossar. Desligue e junte as raspas de limão ou gotas de baunilha. Deixe esfriar para utilizar. Massa: Bata no liquidificador os ingredientes da massa, menos a farinha de trigo. Despeje a mistura em uma tigela e acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre. Sove a massa acrescentando farinha até ficar lisa, homogênea e desgrudar das mãos. Coloque em um recipiente, cubra com um plástico e deixe crescer até dobrar de volume. Amasse novamente para retirar o ar. Divida a massa em duas partes e cada parte divida em oito pedaços. Boleie e coloque em assadeira de furo central untada e polvilhada com farinha de trigo. Cubra novamente e deixe crescer por mais 10 minutos. Entre uma bolinha e outra coloque o creme. Pincele com gema e leve para assar em forno 180° até dourar. Retire do forno, deixe esfriar e decore com frutas a gosto e coco ralado. Rende duas assadeiras de furo central com 28 cm de diâmetro.

 *** Todas as receitas acima foram sugeridas pela Assessoria de Imprensa Matéria Primma/Nita Alimentos  – Fotos Divulgação

Um comentário

Deixe um comentário