Acupuntura é opção de tratamento para dor de cabeça e enxaquecas

Posted by
Terapia oriental pode ajudar pacientes com dores crônicas; veja como a acupuntura pode atuar e melhorar as dores de cabeça mais comuns

 

Redação Plena

 
Segundo uma pesquisa da Gfk, as enxaquecas e dores de cabeça, segunda queixa mais frequente entre os brasileiros e quinta no mundo, atingem 34% das pessoas, sendo que entre as mulheres o percentual chega aos 44%.
 
Poucas pessoas podem dizer que nunca sofreram com uma dor de cabeça. Algumas cefaleias, inclusive, chegam nas horas mais inapropriadas. Porém, para alguns essas dores podem comprometer o dia-a-dia, condicionando-os constantemente a tomar medicações e se ausentar da rotina. Nestes casos, a acupuntura pode ser a resposta para obter melhor qualidade de vida.
 
O tratamento com acupuntura é indicado para cefaleias e enxaquecas oriundas de origem energética (alteração nos meridianos de acupuntura) e inflamatória. A eficácia do método está em seu efeito analgésico e anti-inflamatório, tornando-se uma alternativa ao uso excessivo de medicamentos com bons resultados.
 
Segundo a médica acupunturista e diretora do Center AO, Dra. Márcia Lika Yamamura, um cuidado a ser tomado é não colocar todos os tipos de cefaleias na mesma categoria. “Existem inúmeras causas para a dor de cabeça, desde estados emocionais, cansaço, fadiga, sono, estresse, tensão, fome, até ser sintoma que acompanha outras doenças como hipertensão, diabetes ou tumores. Quando é consequente a uma doença de base, esta deve ser tratada primariamente” explica.
 
Com o diagnóstico em mãos, segue-se o tratamento. Segundo a Dra. Márcia, com um mês de tratamento o paciente sente melhora em seu dia a dia e com seis meses os resultados podem ser sentidos de forma permanente.  
 
Saiba como a acupuntura atua nos tipos de dores de cabeça:
 
Indicada para diversos tipos de dores de cabeça, confira abaixo como a acupuntura pode atuar e melhorar as dores de cabeça mais comuns:
 
Enxaqueca:
Com crises que podem durar de 4 a 72 horas com característica pulsátil e dor moderada, a enxaqueca pode ser tratada pela acupuntura e trazer bons resultados. Neste caso, a sessão de acupuntura dura de 30 a 50 minutos, em geral é feita uma vez por semana. Casos mais urgentes podem ter retorno de duas a três vezes na semana na fase mais aguda.
 
Tensional:
Contração muscular ou mesmo tensões emocionais podem desencadear a cefaleia e provocar dores leves ou moderadas devido à compressão de artérias, o que pode gerar um processo doloroso para o paciente. A acupuntura pode ajudá-lo a melhorar o quadro das dores e sua qualidade de vida, além de ser uma aliada para o tratamento junto com mudança de hábitos.
 
Estresse:
Raiva, preocupação, alterações de humor, ansiedade, medo, irritabilidade entre outras causas podem desencadear a dor de cabeça por estresse. Para combater e aliviar dores, a acupuntura pode ser uma grande aliada para tratamentos de cefaleias que podem ter causas emocionais. Na Medicina Chinesa, as emoções podem ser associadas à desarmonia e, neste caso, a acupuntura é uma das alternativas para regular as funções energéticas do corpo, além de ajudar o paciente a relaxar.
 
 

Deixe um comentário