Armazenamento inadequado de medicamentos pode comprometer efeitos terapêuticos, alerta especialista

Posted by
Temperatura errada pode inativar o princípio ativo dos remédios e levar paciente à morte

 

Por Mariana Parizotto

A interdição da fábrica de uma das maiores farmacêuticas do País por não cumprir as normas técnicas de temperatura ressaltou a importância do gerenciamento da temperatura ideal como processo fundamental. 
 
A qualificação térmica dos ambientes e embalagens é a garantia da qualidade dos insumos farmacêuticos e dos medicamentos que são entregues a população pois qualquer procedimento inadequado implica risco para a saúde, além de prejuízo para a indústria.
 
A farmacêutica e especialista em cadeia fria, Liana Montemor, explica que quando as características de temperatura não são levadas em consideração durante o armazenamento dos medicamentos existe o risco de a alta temperatura inativar o princípio ativo fazendo com que os efeitos terapêuticos não sejam atingidos com qualidade. "Muitas vezes as alterações de qualidade dos medicamentos e insumos farmacêuticos são imperceptíveis visualmente e só um profissional habilitado pode garantir que não sejam alteradas a identidade, pureza, potência e qualidade do produto. Justamente por isso a Anvisa tem normas tão rígidas no que diz respeito às boas práticas de processamento e fabricação de produtos farmacêuticos", explica.
 
O Portal Plena conversou com a especialista e tirou algumas dúvidas. Veja:
 
Quais tipos de medicamentos são mais prejudicados pela temperatura inadequada?
 
Todos os medicamentos podem ser prejudicados pela conservação e transporte em temperatura inadequada, principalmente os mais sensíveis que devem ser mantidos de 2 a 8°C, como, por exemplo, as insulinas, utilizadas no tratamento da diabetes.
 
Mesmo os medicamentos que guardamos em local seco, como um comprimido, podem sofrer a interferência da temperatura incorreta.
O medicamento contém o princípio ativo que o torna eficiente no organismo, se este for degradado a sua eficácia pode ser comprometida e a saúde do paciente estar em risco.
 
Tanto o congelamento como o aumento da temperatura de conservação podem trazer danos irreversíveis ao produto.
 
Como estes medicamentos devem ser armazenados?
 
Os medicamentos sempre devem ser armazenados e transportados de acordo com a faixa de temperatura especificada em sua embalagem e bula. As insulinas, por exemplo, devem ser armazenadas em geladeira, de 2 a 8°C e quando transportadas, como durante uma viagem, devem ser colocadas em embalagem térmica apropriada; esta deve ser estudada para a garantida da manutenção da temperatura.
 
As bulas de remédio trazem informações referentes ao armazenamento? Existe uma norma sobre isso?
 
As bulas de remédio indicam a temperatura de conservação, informação obrigatória por lei.
 
Quais são os efeitos mais perigosos causados pelo armazenamento inadequado de remédios?
 
Como efeitos mais nocivos ao paciente em caso dele tomar um medicamento que estava fora de temperatura, é o não acontecimento do efeito pretendido, podendo levar o paciente à morte.
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *