AVC é mais comum em mulheres e nos idosos. Veja como identificar os sintomas

Posted by
Aproximadamente ¾ de todos os AVCs acontecem em pessoas com mais de 65 anos, diz neurocirurgião Feres Chaddad Neto

 

Por Mariana Parizotto

 
 
Aproximadamente ¾ de todos os AVCs (Acidente Vascular Cerebral) acontecem em pessoas com mais de 65 anos. A informação é do neurocirurgião e professor de Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp),  Feres Chaddad Neto. O AVC também aparece como a principal causa de morte nas mulheres, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a segunda o infarto do miocárdio e a terceira, o câncer de mama. 
 
Existem basicamente dois tipos de AVC, também popularmente conhecidos como derrame: o isquêmico, que é aquele em que a passagem do sangue é impedida por alguma obstrução nas artérias que irrigam o cérebro, e o hemorrágico, aquele que por uma ruptura há um extravasamento de sangue no cérebro. 
 
Por se tratar de um evento súbito, o AVC não é diagnosticado com antecedência, no entanto, a identificação rápida do acidente vascular pode permitir a utilização de estratégias terapêuticas capazes de reverter a obstrução do vaso (trombólise), nos casos de AVC isquêmico, o que pode se traduzir em menos sequelas e, consequentemente, melhor qualidade de vida. “No que se refere à prevenção, devemos tomar medidas como não fumar, ter uma alimentação saudável e atividade física regular, controlar a pressão arterial, manter-se com peso adequado. Enfim, medidas de promoção da saúde cardiovascular”, explica Dr. Feres.
 
O especialista ainda aponta alguns sinais sintomáticos de AVC na terceira idade que devem ser observados pelo idoso e familiares:
 
1) Fraqueza ou dormência repentina na face, braço ou perna, principalmente quando em um lado do corpo apenas.
2) Confusão súbita e alteração de linguagem (na fala e/ou no entendimento)
3) Alteração súbita de coordenação e/ou de equilíbrio.
4) Alteração súbita na visão
5) Dor de cabeça forte e súbita sem causa aparente.
 
Embora as sequelas de um AVC dependam da localização da área acometida, o mais comum em pacientes idosos é a limitação funcional.
 
 
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *