Como a abordagem holística atua em casos de Alzheimer e outras doenças incuráveis

Posted by
Cuidar bem do idoso até o fim da vida: tratamentos não-farmacológicos ajudam no bem estar físico, mental e espiritual de pacientes terminais

 

por Judy Robbe, consultora familiar em sintomas de demência, terapeuta holística e gerontóloga 

 
 
 
A geração que hoje envelhece busca, cada vez mais, uma abordagem holística dos tratamentos oferecidos, uma abordagem que leva em conta o seu bem estar físico, mental e espiritual. É de esperar que, ao final da vida, estas pessoas continuem desejando a mesma abordagem. Na Inglaterra, país apontado em estudo recente, como o melhor lugar no mundo para morrer, as terapias complementares se tornam cada vez mais disponíveis para os pacientes de doenças crônicas, como uma parte integral dos Cuidados Paliativos que recebem nos hospitais, nos Hospices, nos seus próprios lares e em “casas de apoio a pessoas com câncer” (como por exemplo no Brasil, o CAPEC e Casa Hope).
 
Foi desenvolvido um guia oficial de orientações claras, concisas e compreensivas para nortear o uso das terapias escolhidas, entre elas Reflexologia, Aromaterapia, Relaxamento Dirigido e “Therapeutic Touch” (“Toque Terapêutico”, similar ao Reiki). Uma descrição breve das terapias é acompanhada por dados científicos e orientação sobre o seu uso em cuidados paliativos, incluindo situações nas quais as terapias podem ser úteis, contra-indicações e precauções. 
 
Reflexologia. Faça uma massagem suave nos pés e nas mãos do seu idoso, usando um creme da sua preferência ou aliado à Aromaterapia para aliviar o estresse e promover relaxamento. 
 
Aromaterapia. É o uso de óleos essenciais de plantas especialmente em massagem, banhos, aromatizador de ambiente ou compressa. De acordo com estudos, podem ser usados para atenuar os distúrbios de comportamento na demência. Chame um profissional para lhe ensinar como utilizar os óleos como Lavanda e Melissa. 
 
Reiki. Chame um terapeuta formado em Reiki para fazer aplicações. O atendimento com Reiki se expandiu nos últimos anos em todo o mundo. É usado em vários departamentos do Hospital de Base em Brasília inclusive no ambulatório da dor e cuidados paliativos, com 120 voluntários reikianos, e conta com a autorização da Secretaria de Saúde. 
 
Fisioterapia. Chame um profissional especializado em geriatria e, se possível, com experiência em Cuidados Paliativos.
 

Deixe um comentário