Como cuidar diariamente dos joelhos

Posted by
 
Salto alto prejudica o joelho? Subir e descer escadas para emagrecer pode? Veja o que diz especialista

 

Redação Plena

Quando a dor no joelho aparece, algumas pessoas param de fazer suas atividades rotineiras e outras insistem e continuam com a academia, caminhadas, etc. Porém, se a dor progride até se tornar uma lesão mais grave vem a pergunta: “O que eu poderia ter feito antes para tratar?”.
 
Para não chegar nesse ponto, o Dr. Geraldo Granata Jr., ortopedista especialista em joelhos, diretor do CTJ – Centro de Tratamento do Joelho e Membro do Grupo do Joelho da Universidade Federal de São Paulo, selecionou algumas dicas práticas e atenção que se deve ter no dia-a-dia para evitar maiores prejuízos aos joelhos.
 
Subir e Descer Escadas para Emagrecer:
Dependendo do tamanho do degrau e da quantidade que irá subir e descer, isso pode causar um processo inflamatório no tendão, por conta do excesso de sobrecarga no tendão patelar.
 
Se locomover em escadas gera um maior atrito da cartilagem da patela, levando a desgaste (condromalácia patelar). O ideal é procurar outros exercícios para o emagrecimento.
 
O Modelo de Tênis pode Aumentar a Dor nos Joelhos:
Cada atividade física requer um tipo de tênis específico. O calçado age primeiro nos pés e tornozelos. É importante saber que os tênis devem ser trocados com uma certa frequência por causa do desgaste deles. A pisada atua secundariamente no joelho – se você utiliza um tênis com a pisada para dentro, os joelhos são forçados para dentro assim como o ligamento colateral medial, fator que ocasiona a dor pelo processo inflamatório criado.
 
Alongamento:
O alongamento deve ser feito sempre antes e depois do exercício físico para prevenir os atritos e processos inflamatórios que podem existir nas regiões dos joelhos.
 
Ficar Muito Tempo em Pé ou Sentado
Não causa desgaste nos joelhos, mas se houver dor, é preciso consultar um especialista, pois pode ter outro fator ocasionando essa dor.
 
Estalos
Os estalos podem ser benignos, mas se eles são frequentes e há uma dor é preciso avaliar, pois pode existir um desgaste da cartilagem, que é o causador desse barulho.
 
Alimentação
Cebolinha verde e brócolis são alimentos anti-inflamatórios sendo bons para quem pratica exercícios, evitando dores musculares. Outro ingrediente que pode ser incluído na alimentação diária é a Cúrcuma. É um alimento que atua na cartilagem sendo bom para artrite e artrose. Recomenda-se adicionar uma pitada de pimenta do reino para que ela possa ser absorvida pelo organismo.
 
Salto Alto
É recomendável evitar o uso exagerado do salto alto, pois pode ocasionar o encurtamento da musculatura da panturrilha, além de enfraquecer a musculatura da perna.
 
É importante ressaltar que excesso de peso, obesidade e sedentarismo são fatores que prejudicam muito os joelhos. Por isso a importância de consultar um especialista em caso de dores constantes.
 

Deixe um comentário