Idosos também podem pular carnaval e curtir a folia

Posted by
Especialistas dão dicas de cuidados especiais para a terceira idade aproveitar o feriado

 

Redação Plena

Pelo baixo índice de massa corpórea, os idosos necessitam de mais cuidados e isso faz com que muitos pensem que eles não podem aproveitar as comemorações, como pular carnaval, o que é um equívoco. Cada vez mais a terceira idade está integrada em diversas atividades, como danças, desfiles, bailes entre outros. “A atividade física a partir dos 60 anos se torna indispensável, pois é nesta idade que o índice de massa corpórea começa a diminuir e esta é a principal vilã ao risco de quedas e lesões”, afirma Dr. Marco Paulo Otani, ortopedista do Centro de Qualidade de Vida (CQV). 
 
A prevenção de lesões e entorses começa pelo uso de sapatos adequados, alongamento antes e após as atividades e cuidado ao andar em terrenos irregulares.
 
A naturopata e autora do livro “Você pode ter Saúde basta Querer”, publicado pela Barany Editora, Catharina Walzberg, indica um escalda-pés para proporcionar bom estimulo à circulação no pós folia. “Esta receita reeduca as artérias e veias a se dilatarem e contraírem alternadamente, útil para a eliminação de edemas, no aquecimento geral do sangue, o que pode auxiliar no combate às infecções. Também proporciona alivio ao esforço do coração, por facilitar a circulação do sangue.”, afirma.
 
Escalda-pés
 
Encha um balde de agua quente (39 a 40ºC) e outro de água fria da torneira (15 a 19ºC). Coloque os pés e as pernas na água quente por 3 a 4 minutos; em seguida, na agua fria, por 1 minuto. Enquanto os pés estiverem na água fria, acrescente água fervente ao balde de água quente, para manter a temperatura inicial. Caso haja feridas expostas, convém usar chá de cavalinha ou carqueja para o banho quente, e medir cuidadosamente a temperatura, que nestes casos não deve passar de 38ºC, para evitar queimaduras na pele sensível. Alterne 5 vezes, terminando com a aplicação fria. Mantenha repouso de 15 a 20 minutos.
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *