Incontinência urinária em idosos tem tratamento e cura

Posted by
O ator Tonico Pereira causou polêmica nas redes ao disponibilizar um vídeo dizendo que os idosos que sofrem de incontinência urinária deveriam ter o direito de urinar na rua. Essa condição, mesmo que grave, tem solução

 

Redação Plena

 
O ator Tonico Pereira causou polêmica ao publicar um vídeo em sua página no Facebook reivindicando aos idosos com incontinência urinária o direito de urinar em público. De acordo com Pereira, os incontinentes têm dificuldades para realizar suas atividades cotidianas.
 
Pereira admite que tratou do assunto com humor, mas incômodos e constrangimentos na vida de quem sofre com a incontinência urinária são comuns. Estudos apontam que doenças do sistema urinário são as que mais afetam a qualidade de vida, perdendo apenas para a depressão. De acordo com a SBU – Sociedade Brasileira de Urologia, a incontinência urinária afeta 10 milhões de pessoas no Brasil, a maioria mulheres.  
 
No homem, a ocorrência está associada, na maioria dos casos, à cirurgias na próstata. De acordo com o urologista do Hospital da Clínicas, Cristiano Gomes, o procedimento pode afetar o funcionamento do esfíncter uretral – músculo que envolve a uretra e é responsável pelo controle da urina – causando perda involuntária de urina.
 
Solução definitiva
 
Todos os graus de incontinência urinaria têm tratamento. Nos casos leves a moderados, exercícios fortalecedores da região pélvica podem ajudar. Caso o problema persista, a opção são os slings – malhas cirúrgicas que funcionam como um suporte reforçando a sustentação da uretra, com 70% de eficácia e as injeções endoscópicas.
 
No Brasil, uma tecnologia classificada mundialmente como padrão ouro na medicina para tratamento da incontinência urinária masculina grave é coberta pelos planos de saúde desde 2014. Denominado esfíncter artificial, o dispositivo é implantando em procedimento cirúrgico e substitui o mecanismo natural de continência por meio de uma prótese, que é acionada pelo próprio homem quando tem vontade de urinar. No restante do tempo, o esfíncter permanece fechado. “A taxa de sucesso do esfíncter artificial é de 90%, número bastante expressivo para os padrões da medicina. É a solução mais eficaz e completa para curar homens que sofrem com incontinência urinária grave”, afirma Gomes.
 
 Para o urologista, falta de acesso e desconhecimento da população sobre as opções de tratamento para incontinência urinária são os principais motivos que resultam no uso de fraldas, que tem um grave impacto na qualidade de vida. Um homem que teve câncer de próstata aos 50 anos, por exemplo, e ficou incontinente, pode chegar a ter mais de 30% de seu período de vida comprometido pelo incômodo das fraldas. 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *