Leitura, pesquisas, internet: veja como manter a mente ativa favorece sua saúde como um todo

Você sabia que uma mente ativa é tão importante quanto a saúde física?  O corpo não é totalmente saudável se a mente também não for.

Conteúdo produzido por Larissa Figueiredo, redatora no Clínica Ideal

Por que preciso ter uma mente ativa?

Oito em cada dez pessoas se preocupam com o corpo, frequentam academias, tem uma alimentação saudável etc. É cada vez mais comum vermos pessoas mudarem seus hábitos alimentares ou testarem  novas dietas para levar uma vida saudável. Mas onde fica a mente nisso tudo?

No entanto, mais importante que o físico, é como está a nossa mente, pois é a mente que  libera a endorfina para o nosso corpo, e este hormônio produz uma sensação de bem-estar, conforto, melhora nosso estado de humor,  nos deixa mais alegres e, ainda, ajuda a  retardar algumas doenças neurológicas.

Os benefícios de uma mente ativa

Além de tudo isso, uma mente ativa pode oferecer muitos benefícios, como por exemplo:

  • Uma boa memória;
  • Estimula a criatividade;
  • Reduz o estresse;
  • Aumenta a autoestima;
  • Melhora a concentração;
  • Ajuda a dormir melhor.

Como ter uma mente ativa

Para conseguirmos ter uma mente ativa precisamos criar alguns hábitos que vão estimular a nossa mente, como por exemplo:

Fazer exercícios físicos

Não precisamos necessariamente ir para a academia, podemos fazer caminhadas, fazer ginástica enquanto assistimos  vídeos de exercícios físicos no YouTube, andar de bicicleta etc. E sempre é bom lembrar: quando fazemos exercícios físicos a nossa mente libera mais endorfina para o nosso corpo.

Meditar

Acredite:  10 minutos diários que dedicamos para meditar, ficar em silêncio e treinar a nossa respiração ajudas a mente a relaxar.

Alimentação 

Uma alimentação saudável também é uma forte aliada para a nossa mente, existem diversos alimentos que ajudam a manter a nossa mente mais ativa, como por exemplo: vegetais como espinafre, brócolis, cenoura;  frutas como abacate, morango e uva. 

Os chás também podem ajudar a fortalecer a mente, por exemplo, nessa linha temos o chá verde que além de ajudar a fortalecê-la, também ajuda a reduzir os sintomas da doença periodontal (conhecida como buraco na gengiva)   pois ele atua  como um anti-inflamatório.

Leitura

Esse é um dos hábitos mais importantes que precisamos criar pois não só ajuda a manter a mente ativa, como  também nos ajuda a adquirir  conhecimento em diversas áreas.

É por isso que vamos falar mais sobre a leitura e os benefícios que ela pode nos oferecer.

O hábito de ler impulsiona a atividade mental 

Ler faz bem! Todo mundo já ouviu ou disse essa frase, provavelmente, mais de uma vez. Esse é um daqueles lugares comuns que não se esgotam, pois é fato consumado que ler é ótimo para o cérebro.

O hábito de ler pode nos ajudar a ter uma boa memória, afinal, vai estimular o cérebro.

Também ajuda na escrita, pois nosso cérebro vai se familiarizar melhor com as palavras e isto também favorece nossa conversação.

Ler também nos torna mais criativos, pois, quando lemos um livro, vamos imaginar o cenário que o autor está nos apresentando, os personagens, figurinos e tudo isso vai estimular a nossa mente e, assim, a nossa imaginação vai fluir mais ajudando na criatividade em outros momentos.

Ler também nos ajuda a ampliar o conhecimento. Já ouviu falar que o conhecimento abre portas?

Muitas vezes nos limitamos a saber mais apenas sobre nossa área de atuação ou sobre coisas que são relevantes pra gente, como por exemplo, sou da área de comunicação, então vou ler apenas assuntos da área de comunicação. Ou sou um dentista e apenas vou ler assuntos como implante dentário preço .

Criando o hábito de ler

Com tudo isso que lemos, vimos como é importante a leitura no nosso dia a dia e como isso pode ajudar ao longo da nossa vida.

Nunca é tarde para começarmos esse hábito, não importa a idade e, sim, a disposição que temos.

Para algumas pessoas ler é chato, pode dar sono, qualquer coisa vai distrair a sua atenção. Mas não desista, aqui vão umas dicas para fortalecer esse hábito:

  • Comece lendo sobre um tema que  chame sua atenção;
  • Não julgue o livro pela capa, você pode se surpreender com o conteúdo ainda que a capa seja ruim;
  • Não deixe esse momento como o último no seu dia, pois o cansaço pode desanimá-lo(a);
  • Não se cobre tanto, leia por prazer e não por obrigação;
  • Procure dicas na internet, pode haver pessoas com o mesmo estilo de leitura que você;

Internet: aliada da leitura 

Ok, entendi que preciso ter uma mente ativa e o hábito de ler vai me ajudar. Mas como a internet pode me ajudar? A internet evoluiu muito e se tornou uma aliada da leitura. Um exemplo: temos o Google, que é o maior site de busca que existe e que nos oferece inúmeras opções de respostas sobre os assuntos que pesquisamos, sejam receitas, dicas de dietas, artigos sobre determinados assuntos, viagens, profissionais e etc. Toda essa pesquisa também ajuda a manter nossa atividade mental.

Perceba que quando estamos criando um hábito de leitura ou quando já temos esse hábito, a internet também pode nos ajudar. Com ela temos acesso a artigos, notícias, informações e podemos buscar conhecimento em diversas áreas.

Veja esse exemplo: você vai  ao dentista e ele avisa  que você precisa usar um aparelho para bruxismo, e você não tem a mínima ideia do que seja ‘bruxismo’, certo? Provavelmente, você irá até o Google para saber o que é isto e lá, com certeza, você encontrará  diversos artigos sobre o assunto. Pois bem, e se você tivesse que usar um aparelho dentário, mesmo hoje, já sendo adulto? Você sabia que atualmente já existe um  aparelho dentário transparente?   Perceba que a Internet é uma fonte valiosa de informações e que, quando você sabe pesquisar, qualquer situação de sua vida _ uma ida ao dentista, como usamos como exemplo aqui _ pode fornecer oportunidades para que você cuide da sua saúde bucal e também aprenda mais sobre assuntos diversos.

Conteúdo produzido por Larissa Figueiredo, redatora no Clínica Ideal

Deixe um comentário