Pesquisa aponta que 44% das pessoas com 50 anos ou mais acreditam estar acima do peso

Posted by

Sedentarismo e alimentação rica em carboidrato e gordura são algumas das causas, além de não suprirem necessidades de vitaminas e minerais

 

Redação Plena

Dado inédito da Pesquisa Sinais da Nutrição, realizada pelo IBOPE Inteligência e desenvolvida pelo multivitamínico Centrum, mostra que 44% das pessoas com 50 anos ou mais consideram-se acima do peso recomendado. As mulheres têm indicadores ainda mais preocupantes, pois 48% delas acreditam que deveriam estar mais magras, contra 38% dos homens.

Outros levantamentos comprovam o dado encontrado. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014), do Ministério da Saúde, mostrou que 61% dos homens e mulheres entre 45 e 64 anos estão com excesso de peso.  

O especialista em nutrição, professor da Universidade de São Paulo e cirurgião do aparelho digestivo, Dan Waitzberg, destaca que a incidência de sobrepeso e obesidade tem crescido. Este aumento tem como causa a ingestão em maior quantidade de carboidratos e gorduras acompanhados por menor gasto energético, devido às facilidades da vida moderna e natural redução da atividade física com o envelhecimento. "Os alimentos que contêm maior quantidade de calorias são aqueles ricos em gorduras e carboidratos e pobres em vitaminas e minerais. Por isso, a pessoa com excesso de peso pode também ter carência de micronutrientes".

As deficiências mais observadas nas pessoas acima dos 50 anos são cálcio, vitamina D, ácido fólico e vitaminas B123. "A absorção de cálcio diminui com o avanço da idade, assim como a capacidade de síntese cutânea de vitamina D. A absorção intestinal de magnésio também pode diminuir e a recomendação é que adultos com mais de 30 anos aumentem seu consumo", explica Waitzberg. O médico lembra que a pesquisa Sinais da Nutrição Depois dos 50 observou, nos entrevistados maiores de 50 anos, sinais e sintomas associados ao cansaço, dificuldade de enxergar à noite, falta de energia e indisposição para as atividades do dia a dia e que estes sintomas poderiam estar relacionados com a falta de vitaminas e minerais.

Alimentação saudável e prática de exercícios físicos, fundamentais para o cuidado da saúde e bem-estar, ajudam na manutenção do peso e capacidade funcional de homens e mulheres acima dos 50 anos. Porém, 61% dos entrevistados pelo IBOPE consideram que a sua alimentação hoje em dia é igual ou pior ao que era antes e 2 em cada 3 pessoas não consomem 6 porções de frutas e verduras por dia, principais alimentos fonte de vitaminas e minerais, essenciais para um bom funcionamento do organismo. Além disso, duas em cada três pessoas entrevistadas pelo IBOPE não praticam atividade física regularmente, ou seja, pelo menos 30 minutos por dia e dois dias por semana.

 

Que tal começar a fazer caminhada ou corrida? Veja algumas dicas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *