Qual a maneira adequada de fazer a higiene bucal do portador de Alzheimer?

Posted by
Odontólogo Alessandro Schwertner explica como o procedimento deve ser feito em cada estágio da doença

 

Por Mariana Parizotto

Muitos cuidadores relatam dificuldades para fazer ou inspecionar a higiene bucal do portador de Alzheimer. No caso desta doença ou outros problemas similares, é necessário ter um grande cuidado e muita sensibilidade para perceber quando é o momento em que o paciente não consegue mais cuidar de sua saúde bucal sozinho,  “é comum o portador ignorar problemas na boca por vergonha ou por medo, sem contar que com a evolução da doença, a diminuição da habilidade manual irá interferir diretamente na qualidade da higiene bucal. A sugestão é comentar sobre a preocupação com os próprios dentes, procurar observar o paciente fazendo a higiene, observar como ele se alimenta, como seleciona os alimentos no prato, a dificuldade que tem para mastigar e deglutir e até mesmo se oferecer para mostrar uma melhor maneira de limpar os dentes”, explica Alessandro Schwertner, odontólogo e vice-presidente da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas.
 
Quando o portador se torna dependente, é indicado higienizar a cavidade bucal após cada refeição. A escova precisa ter as cerdas macias e a cabeça emborrachada, para evitar traumas, principalmente na região do trígono retromolar. Se for possível, utilizar o fio dental.
 
 Para aqueles pacientes que já utilizam próteses, após todas as refeições, essas devem ser removidas e primeiramente a boca deve ser limpa. “Caso não haja nenhum dente presente, as bochechas, a língua, as gengivas e o céu da boca devem ser suavemente massageados por uma escova macia ou mesmo por uma gaze embebida em água ou soro fisiológico”, diz o especialista. 
 
Segundo Alessandro, recomenda-se ainda que o paciente beba um pouco de água em seguida, para concluir a ingestão de restos alimentares e faça um bochecho por 30 segundos (jogando esta água fora).
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *