Receita de Musse de Chocolate para diabéticos (e quem mais quiser) é saborosa e nutritiva

A receita abaixo faz parte do livro Receitas para combater o diabetes, da editora Alaúde, que apresenta  mais de 100 pratos de baixo índice glicêmico para todas as refeições: café da manhã, almoço, jantar, lanches e sobremesas, sempre em combinações apetitosas. A proposta é mostrar que que é possível sim,  manter uma alimentação saudável e nutritiva, com controle adequado de porções e que, além de tudo,  agradará a todos: diabéticos e não diabéticos.

Segundo a divulgação da obra : “o exemplar traz uma variedade de receitas para o preparo de bolos, panquecas, lasanhas, saladas, pizzas e outros pratos inspirados nas mais tradicionais culinárias do mundo. Todas específicas para diabéticos e aprovadas por nutricionistas. Além das receitas, o livro tem informações nutricionais de todos os pratos e dois cardápios de sete dias completos, com contagem de calorias”

Veja abaixo a receita proposta:

MUSSE DE CHOCOLATE

PREPARO 25 MINUTOS (+ TEMPO DE GELADEIRA) PARA 4 PESSOAS

VALOR NUTRICIONAL POR PORÇÃO

  • 5 g de gorduras totais
  • 3,1 g de gorduras saturadas
  • 744 kJ (178 cal)
  • 26,9 g de carboidratos
  • 5,3 g de proteínas
  • 2,1 g de fibras
  • 112 mg de sódio

Ingredientes

50 g de chocolate amargo (mínimo 70% de cacau) picado

½ xícara (120 g) de ricota light em temperatura ambiente

¼ de xícara (55 g) de açúcar

3 colheres (chá) de cacau em pó sem açúcar

2 claras

125 g de framboesas frescas

Modo de preparo

1 Coloque o chocolate numa tigela média refratária. Sem deixar que o fundo da tigela encoste na água, leve-o ao banho-maria sobre uma panela média de água fervente em fogo brando, até derreter. Deixe esfriar por 10 minutos.

Leve a ricota, o açúcar e o cacau ao processador, e bata até obter um creme liso. Junte o chocolate derretido e bata até misturar bem.

À parte, bata as claras em neve na batedeira até formarem picos moles. Incorpore as claras em neve delicadamente à mistura de chocolate. Faça isso em 2 levas. Distribua a mistura em 4 tacinhas com capacidade de ½ xícara (125 ml). Cubra e leve à geladeira por 6 horas ou até a musse ficar firme.

Sirva a musse decorada com framboesas.

Dicas Se a ricota estiver muito gelada e o chocolate acabar endurecendo, leve-os ao micro-ondas por15 segundos para amolecer antes de incorporar asclaras em neve. Na geladeira, a musse se conservapor até 3 dias.

Fonte: Virta/Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário