como eliminar corticoide do corpo

Saiba como diminuir efeitos colaterais do corticoide no corpo

Posted by

Alergista dá dicas para minimizar reações causadas pelo uso dos corticoides, encontrados em anti-inflamatórios, na forma de pomadas, comprimidos, sprays e injetáveis

Redação Plena
 

O que são corticoides?

Encontrados em anti-inflamatórios, na forma de pomadas, comprimidos, sprays e injetáveis, os corticoides são substâncias sintéticas, semelhantes aos hormônios cortisol e aldosterona, usados para o combate e tratamento de reações alérgicas como urticária, asma e rinite.  O uso prolongado do medicamento pode gerar efeitos colaterais, como o ganho de peso, conforme alerta o médico alergista Diener Frozi.
 
Isso acontece porque os corticoides prejudicam a função da insulina, aumentando as taxas de açúcar no sangue, fazendo com que o organismo passe a acumular gordura. Outras complicações relacionadas ao uso recorrente do medicamento estão relacionadas ao desenvolvimento de estrias, inchaço, retenção de líquidos, pele com tendência a acne, além de possíveis alterações renais e hepáticas”, explica o especialista que é responsável pelo projeto “Viva Sem Alergia”, em Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense.
 

 

Como Eliminar Corticoide do Corpo?

Se você busca saber como eliminar corticoide do corpo, saiba que é possível minimizar os impactos indesejáveis desse tipo de medicamento. O Doutor Frozi orienta os pacientes a realizar uma bateria de exames, antes de iniciar uma atividade física, acompanhada por dieta com restrição de sal.
 
“Recomendo controlar a ingestão de gorduras, embutidos, refrigerantes e aumentar o consumo de líquidos, bem como a prática de esportes. É importante esclarecer que os efeitos se agravam com a utilização contínua, o uso esporádico, como para tratar crises agudas, oferece menos riscos”, afirma.

Recomendações

Os corticoides são medicações potentes, recomendado em diversas situações e que costumam apresentar efeitos positivos e uma melhora rápida para o paciente. Com isso, algumas pessoas podem acabar utilizando as doses recomendadas pelo médico em uma determinada situação de inflamação para tratar um problema posterior.

Este processo é extremamente perigoso, já que a pessoa não sabe exatamente a origem destes novos sintomas, se a dose é maior ou menor do que a recomendada, nem se realmente seria necessário o uso de corticoides. Portanto, só use este medicamento quando for indicado por um especialista e seguindo todas as orientações do tratamento à risca.

 
 
SE ESTE ARTIGO FOI ÚTIL, AJUDE-NOS E COMPARTILHE. MUITO OBRIGADO
 
 
 
 
Portal Plena - A real da velhice - Home | Facebook

2 de comentários

Deixe um comentário