Saiba como tomar decisões conscientes sobre a sua saúde através do autocuidado

Posted by
 
Conceito ensina a desenvolver uma atitude ativa e responsável em relação à própria qualidade de vida e bem-estar

 

Redação Plena

 
 
O autocuidado, conceito estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), trata da forma como a população estabelece e mantém a própria saúde, e como previne e lida com as doenças. O conceito é amplo e envolve questões fundamentais como higiene (geral e pessoal), nutrição (variedade e qualidade dos alimentos ingeridos), estilo de vida (atividades esportivas, lazer etc.), fatores ambientais (condições de moradia, hábitos sociais etc.) e socioeconômicos (nível de renda, crenças culturais etc.), além do uso responsável de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs).
 
Educar a população sobre o autocuidado e os benefícios dele para a saúde é um dos principais pilares de atuação da ABIMIP (Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição) de desde sua fundação, em 1994. Autocuidado significa desenvolver uma atitude ativa e responsável em relação à própria qualidade de vida, ao próprio bem-estar.
 
Para que o autocuidado seja pleno e o consumo de medicamentos sem prescrição, consciente e seguro, a ABIMIP acredita que o consumidor deve estar bem informado para que exerça plenamente seu direito de decisão. Para tanto, a associação desenvolveu quatro regras de ouro para o uso responsável dos MIPs:
 
1.      Cuidar sozinho apenas de pequenos males ou sintomas menores, já diagnosticados ou conhecidos.
 
2.      Escolher somente medicamentos isentos de prescrição médica, de preferência com a ajuda de um farmacêutico.
 
3.      Ler sempre as informações da embalagem do produto antes de tomá-lo.
 
4.      Parar de tomar o medicamento se os sintomas persistirem. Neste caso, o médico deverá ser consultado.
 

Deixe um comentário