Saúde bucal: “câncer” e “rejeição” são coisas do passado quando o assunto é implante em pacientes idosos, diz especialista

Posted by
Se antes, a dentadura era a única solução, hoje diversas redes e clínicas oferecem tratamentos mais eficientes e que garantem maior qualidade de vida – tudo isso, obviamente, a um preço mais acessível

 

Por Mariana Parizotto

Ao chegarem à terceira idade, muitas pessoas passam a enfrentar problemas na gengiva. A doença periodontal, que inclui a gengivite e outras mais graves, é um dos principais diagnósticos entre os idosos. Além de causar sangramento, a doença colabora com a perda de dentes e está associada à perda óssea. Mas se antes, a dentadura era a única solução, hoje diversas redes e clínicas oferecem tratamentos mais eficientes e que garantem maior qualidade de vida – tudo isso, obviamente, a um preço mais acessível. “O tratamento dentário está sim mais acessível, tanto em tabus, que foram quebrados ao longo dos anos, como na facilitação do pagamento”, explica Marcela Encinas, dentista da Sorridents Clínicas Odontológicas.
 
De acordo com a especialista, a saúde bucal passou a ser uma preocupação bem latente na população, sobretudo entre os idosos, “temos muitos tratamentos para a terceira idade, como o periodontal, prótese total, prótese removível e implantes. Atendemos tanto idosos que nossas unidades são projetadas, em grande parte, para eles, por isso buscamos sempre lugares de fácil acesso”, conta.
 
Marcela comenta que antigamente, e isso não há muito tempo, havia muita restrição ao tratamento de implantes. Muitos idosos acreditavam que o implante poderia causar rejeição ou desenvolver um câncer – tabus que foram sendo quebrados com o passar dos anos. Atualmente, segundo ela, os implantes já são vistos como o procedimento mais moderno, eficiente, estável e duradouro, “muitos dos nossos pacientes perderam seus dentes muito cedo, desta forma o osso vai reabsorvendo com o passar do tempo tornando desfavorável a adaptação da prótese inferior, o que causa dor e desconforto. Trabalhamos tanto com implantes totais como os implantes unitários para substituir individualmente dentes perdidos”, esclarece.
 
E não estamos só falando de um sorriso bonito. Além da saúde bucal ser fundamental para a autoestima, ela pode impactar o aspecto nutricional dos idosos. As infecções bucais podem trazer problemas para o sistema digestivo e circulatório, principalmente pacientes que têm problema na válvula mitral do coração. 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *