Aos cuidadores: este texto pode fazer você enxergar os desafios diários de uma forma diferente

Posted by
“Observem a riqueza que a pessoa por você cuidada pode te oferecer. Eles fazem emergir qualidades autênticas que algumas vezes ficaram escondidas dentro de nós”, diz um dos trechos do texto feito por Silvia Masc, dona da página LongeVIDAde & LongevIDADE

 

Redação Plena

 
Hoje vamos compartilhar aqui um texto um tanto quanto motivador. Com palavras de apoio e conforto, o relato de Silvia Masc, dona da página LongeVIDAde & LongevIDADE, pode ajudar e muito os cuidadores que encontram-se muitas vezes sem apoio e sem a esperança de dias melhores. Silvia cuida da mãe, que tem 94 anos e foi diagnosticada com um quadro de demência pela idade, e do pai, com 85 anos.
 
Veja:
 
"Se eu pudesse dar a cada um de vocês, cuidadores, um presente, seria naturalmente a cura da doença de Alzheimer. Mas, em falta disto, poderiam ser dez horas de sono tranquilo, um assistente pessoal de alta qualidade e baixo custo no tratamento que seria feito a qualquer hora e em qualquer lugar. 
 
Alternativamente, o meu presente poderia ser uma provisão infinita da paciência, ou a possibilidade de voltar atrás há um tempo favorito do seu passado. Mas até esses não são presentes que eu possa entregar. Então, em vez disso, o meu presente para vocês pode ser o meu desejo ou a certeza em saber simplesmente que vocês têm pelo menos uma mão cheia de amigos que entendem o que vocês estão atravessando e que eles possam compartilhar os sentimentos e experiências. 
 
Gostaria muito de ouvir de vocês: "Hoje estou sentindo-me flutuante depois de falar com um maravilhoso amigo e ele me entendeu totalmente”. Sinceramente, saber disso me traria também uma sensação de contentamento, pois sei que o contentamento é algo difícil de ser conseguido por muitos cuidadores. Os portadores de doença de Alzheimer podem nem mesmo lembrar o seu nome, mas, eles sabem se você é paciente, e que você se compadece deles. Eles respondem ao tom da sua voz, ou através do seu olhar, linguagem corporal, expressões faciais e toque.
 
 Eles confiam em você e amparam-se na sua tranquilidade e no seu afeto dedicado a eles. Aqueles que oferecem esses cuidados sabem bem do que eu estou falando. Deste modo, observem a riqueza que a pessoa por você cuidada pode te oferecer. Eles fazem emergir qualidades autênticas que algumas vezes ficaram escondidas dentro de nós.
 
Desejo de todo coração, paz e tranquilidade a cada um de vocês. Carinhosamente, Silvia Masc"
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *