Idoso atropelado em São Paulo: os vários lados dessa tragédia brasileira

Segundo matéria feita pelo jornal O Globo   “um idoso morreu atropelado na manhã deste sábado (6) em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, atropelado por um caminhão de entrega a domicílio que estava em marcha à ré. Uma câmera de segurança de uma casa próxima ao local registrou o atropelamento. O motorista e os ajudantes que estavam no caminhão foram presos. Segundo a polícia, eles teriam fugido do local sem prestar socorro. O vídeo mostra o senhor Pedro Alves, de 88 anos, caminhando pela rua Senador César Vergueiro carregando um carrinho de compras. Um caminhão de entregas da empresa Domicili aparece no final da rua vindo em marcha a ré. O pedestre é atingido pelo caminhão e cai no chão. Mesmo após o impacto, o motorista segue dando marcha a ré, passando o veículo por cima do idoso”.

Este fato que por si só,  tem causado muita comoção, revela a tragédia que pesa sobre o envelhecimento brasileiro:  o idoso caminha sozinho por uma rua que não possui calçadas adequadas. Já os funcionários mostram grande despreparo diante da situação, tanto que fugiram sem prestar socorro e só foram identificados porque havia uma câmera na rua. O último ponto a ser ressaltado é este: o idoso que caminhava lentamente, pode não ter ouvido o barulho do motor do caminhão, o que nos leva a pensar que talvez, sofresse de problemas de audição, algo bastante comum na velhice.



Se fizermos uma pesquisa rápida na internet, encontraremos vários casos de idosos que foram atropelados por razões diversas em várias cidades brasileiras, sabemos que na maioria delas (até naquelas que se dizem ‘amigas dos idosos’) as calçadas são mal cuidadas e os sinais de trânsito não levam em conta que velhos demoram mais para atravessar as ruas.

Tudo isso mostra o despreparado da sociedade brasileira, como um todo, para lidar com os velhos: nossos velhos têm que estar nas ruas trabalhando porque o que ganham (em geral) é o sustento de filhos e netos. As cidades não estão preparadas para acomodar os nossos velhos, sequer há calçadas e quando há, estão esburacadas. E os outros humanos, mais jovens, simplesmente fogem do local ao invés de tentarem ajudar um idoso que foi atropelado por eles!

Diante disso, constatamos o óbvio: o vídeo mostra simplesmente que o Brasil trata seus velhos de forma negligente e desprezível e isso não mudará tão cedo…

Abaixo o vídeo que contém cenas fortes:

crédito vídeo: Central M.O/Imagem de abertura: G1

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *