cuidador de idosos

No dia dia do cuidador de idosos é bom lembrar: cuidador não é empregado doméstico!

Fazer o cuidador limpar a casa, lavar roupa, passear com cachorro, entre outras funções, fere os direitos previstos pela lei e atrapalha os cuidados com o idoso

Mariana Parizotto

Limpar a casa, lavar roupa, cozinhar, alimentar o cachorro… essas, definitivamente, não são funções dos cuidadores de idosos, mas muitas famílias incumbem  este profissional de fazer tarefas de um empregado doméstico. São diversos os casos de cuidadores que sofrem abusos deste tipo. 

A psicóloga Simone Manzaro, que atende muitos pacientes com Mal de Alzheimer, relata que alguns cuidadores querem mostrar que são bons no início e acabam  cedendo a certas ordens para não perder o emprego. “Percebo muitas situações assim quando vou fazer visitas Home Care. Uma vez, durante uma visita, o filho de uma paciente virou-se para a cuidadora e disse: ‘Fulana, vai fazer um café para a visita”, na mesma hora respondi: ‘Obrigada, mas não é necessário, afinal, ela não pode descuidar da dona fulana nem por um minuto’. O filho entendeu minha indireta”.

 Simone esclarece que o cuidador é responsável pelo cuidado direto ao idoso, o que inclui o bem estar, alimentação, higiene, recreação e saúde. Entre suas funções estão: ajudar nas atividades de vida diária, como locomoção; cuidar do vestuário, organizando-o; cuidar da aparência da pessoa idosa (unhas, cabelos); facilitar e estimular a comunicação; incentivar e acompanhar passeios, exercícios físicos (desde que autorizados); acompanhar nas visitas ao médico; cuidar da medicação dando os medicamentos nos horários certos. Aqui cabe um lembrete: o cuidador é proibido de aplicar injeções, neste caso, deve-se procurar um profissional de enfermagem.  

Há casos nos quais o cuidador é obrigado a levar e buscar crianças na escola e até mesmo passear com animais domésticos. “É importante deixar claro que, se por ventura ou algum incidente com a roupa do idoso, se o cuidador se sentir confortável para lavar a roupa que sujou, não tem problema. O que ele não pode é lavar a roupa da família inteira. Neste caso, ele perde o posto de Cuidador de Idosos e se torna um Empregado Doméstico, o que altera também seus direitos previstos em carteira”, alerta a especialista.

cuidador de idosos
A louça está suja na pia? Lembre-se: não é tarefa de um cuidador de idosos lavá-la.

2 de comentários

  1. Sou registrada como acompanhante.
    Cuido de duas idosas sozinha, eu faço café, arrumo a casa, lavo louça e roupa.
    Todos os dias tenho que deixar elas sozinhas para comprar pão e outras coisas no mercado.
    Vejo meus patrões somente nos dias de pagamento!
    Ñ sei como agir nesta situação.
    Tá afetando meu psicológico

  2. Bom dia, sou cuidador de idosos em uma clínica eu posso mover um processo por assedio sexual contra a casa em que trabalho, caso um idoso que tem disturbios comprovado em relatorio médico, e que ao leva-lo ao banheiro e ao senta-lo no vaso sanitario ele se apoiou em meu quadril visto ele não ter uma perna, posso alegar que ele se aproveitou e me passou a mao na bunda.

Deixe um comentário