O ciclo da vida: envelhecer faz parte

Posted by

Seja qual for o gênero, a maioria das pessoas se aborrece com os sinais estéticos do envelhecimento, com a gravidade agindo nos seus corpos. Se algumas pessoas conseguem conviver com tais mudanças sem transtornos, é difícil encontrá-las. Mas, por que envelhecer incomoda tanto?  

Publicado originalmente por Maria Eduarda da Costa no site Psicologia Gris

Uma explicação para isso poderiam ser os padrões de beleza . A nossa sociedade cultua um modelo de beleza praticamente inalcançável e, quase sempre, jovem. Bem como a atriz Cameron Diaz afirma em seu novo livro : “É quase como se falhássemos por não permanecermos com 25 anos para o resto das nossas vidas”. E, se os próprios jovens sofrem para alcançar este padrão de beleza, imagine aqueles que já têm muito mais tempo (e rugas) em sua bagagem.

O corpo humano é muito mais do que músculos e pele bronzeada, ele conta histórias de nossas cidas. Devemos questionar os padrões, principalmente os de beleza. Mas, disso todos já estão cansados de saber. Só que… Será que o seu espelho já entendeu a mensagem?

Uma coisa é saber de tudo isso e entender que aquele modelo é, muitas vezes, inalcançável. Outra é se olhar no espelho e não achar feio o que vê. Quando o reflexo é comparado com modelos/padrões e não existem muitas similaridades, por que isso é encarado como algo ruim?

O que está acontecendo em você que está fazendo com que seu reflexo lhe aborreça? Por que as rugas e/ou a flacidez são problemas?

Se não está trazendo malefícios à sua saúde, não tem motivo para tirar aquela gordurinha localizada ou levantar os seios que caíram. Se, mesmo assim, você acha que a única saída é mudar a sua imagem, vá em frente! O importante é saber e entender que o tempo passa e não é possível manter a imagem jovem para sempre. Ou você quer parecer com a cantora Rosana ? Que tentou manter-se “como uma deusa”.

Não é possível viver uma eterna juventude. A Terra do Nunca não existe. O relógio ou a ampulheta hão de parar, estragar, mas o tempo não. E os sinais da velhice hão de chegar. Desde muito cedo, temos conhecimento do ciclo da vida: nascer, crescer, envelhecer e morrer. São fatos. A única saída para não envelhecer, é antecipar a próxima etapa do ciclo. E, se você não quer antecipá-la, por que envelhecer o incomoda tanto?

 

Deixe um comentário