Para sensibilizar a sociedade sobre o envelhecimento, projeto simula as limitações do idoso em atividades cotidianas

Posted by
Ação da Bigfral está percorrendo o país inteiro e convida as pessoas a vestirem uma roupa que recria a sensação e os impactos de ter glaucoma na visão, enfraquecimento nos ossos e perda de músculos

 

Redação Plena

A população brasileira está envelhecendo. Segundo o IBGE, até 2030 o número de idosos já será maior do que o de crianças até 14 anos. Graças aos avanços na medicina e aos cuidados mais frequentes com a saúde, o idoso tem se tornado cada vez mais ativo em uma sociedade que ainda não está adaptada para recebê-lo. Com objetivo de conscientizar as pessoas sobre essas mudanças, Bigfral – marca de cuidados adultos – promove o projeto Bigfral Vetus (Envelhecer, em grego), que utiliza uma roupa especial que simula a mobilidade reduzida de uma pessoa de 80 anos de idade, para conscientizar os participantes sobre as restrições e dificuldades que os idosos enfrentam no dia a dia.
 
O projeto acontece por todo o país com aulas expositivas, rodas de discussões e palestras sobre o envelhecimento com profissionais especializados e estudantes da área da saúde (como enfermeiros, médicos e fisioterapeutas). Os participantes das atividades são convidados a vestir a roupa Vetus e experimentar a sensação e os impactos de ter glaucoma na visão; a sensação de enfraquecimento nos ossos e perda de músculos; o arqueamento da coluna, que dificulta o caminhar e os movimentos básicos do dia a dia e gera a necessidade do uso da bengala.
 
“O nosso principal objetivo é fazer com que as pessoas sintam na pele o que é ser idoso na nossa sociedade e se sensibilizem para as dificuldades e sensações experimentadas por eles em situações cotidianas. Algumas coisas podem parecer fáceis de executar, como descer escadas, fazer compras no supermercado ou pegar um ônibus, mas com o uso da roupa, os participantes podem sentir toda a dificuldade e mudar a forma como veem e tratam esse público”, comenta Jurema Aguiar de Araújo, Diretora de Marketing de Bigfral.
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *