“Qual o meu lugar na casa?”: como garantir a individualidade e privacidade dos cuidadores familiares

Posted by
A presença do paciente não anula os direitos de quem com ele convive e divide o espaço físico. O cuidador precisa de um lugar só seu

 

Redação Plena / Fonte: AlzheimerMed

Cuidar de um paciente com Alzheimer pode ser uma tarefa (missão?) exaustiva e frustrante.
 
Viver em função do outro acarreta uma série de questionamentos internos no cuidador, especialmente o familiar: onde ficam minha individualidade, meu espaço, privacidade, qual o meu lugar na casa? A presença do paciente não anula os direitos de quem com ele convive e divide o espaço físico. É fundamental que haja um equilíbrio entre essas adaptações e o bem-estar do cuidador. Ambientes tensos são fatores de risco para a ocorrência de acidentes, mesmo em locais muito bem equipados.
 
Dessa forma, a vida do cuidador e seus direitos não devem ser colocados de lado ou negligenciados. É imperioso que haja uma harmonia entre esses fatores.
 
O espaço do cuidador
 
O cuidador deve reservar (se possível) pelo menos um cômodo da casa, restrito e de uso exclusivo, apenas seu . Esse é o seu refúgio, onde poderá descansar relaxar e repor as energias despendidas no ato de cuidar.
 
Esse local será de extrema valia em horas difíceis. Haverá momentos em que o pensamento e o sentimento serão de que a missão a ele imposta pelos mistérios da vida está além de suas forças.Nesse local, o cuidador pode ter seus pertences, seu som, seus livros, seus objetos etc.Será o seu santuário que não pode em nenhuma hipótese sofrer invasão de privacidade.Nesse local, ele tirará “microférias” durante o dia, mesmo que sejam de alguns poucos minutos.Esse local deve estar sempre trancado, inacessível ao paciente, e serve também para guardar objetos de valor e documentos importantes, como joias, cheques, escrituras,cartões de crédito etc., que podem ser danificados ou escondidos pelo paciente.
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *