Saiba por que investir nos relacionamentos faz bem para a saúde, nos deixa mais produtivos e felizes

Posted by
Gaya Machado, especialista em psicologia positiva, traz duas orientações poderosas para que você valorize seus relacionamentos e ganhe muito com isso; A necessidade de apoio social não é algo apenas psicológico, mas sim biológico 

 

Redação Plena

 
Em 1998, quando o professor Ph.D Martin Seligman assumiu o cargo de Presidente da American Pychological Association, Associação Americana de Psicologia, nos Estados Unidos, e criou a Psicologia Positiva, seu objetivo era tirar o foco das doenças e direcionar o novo campo para pesquisas que estudassem o que há de positivo na experiência humana, com o objetivo de  compreender e alimentar nossas forças e virtudes para prevenir e não somente tratar patologias.
 
Segundo Seligman, o tema da psicologia positiva é aumentar bem-estar e seu principal critério de mensuração é o florescimento. Não se trata apenas de uma felicidade percebida de forma momentânea, através de sensações de prazer. Para ele, o bem-estar, que seria a forma plena e não fugaz de felicidade, é composto por cinco elementos: Emoção positiva, engajamento, sentido, relacionamentos positivos e realização.
 
Como andam seus relacionamentos? Os psicólogos Ed Diener e Robert Biswas-Diener, autores do livro "Happiness", afirmam que "da mesma forma como a comida e o ar, parecemos precisar dos relacionamentos sociais para prosperar".
 
A necessidade de apoio social não é algo apenas psicológico, mas sim biológico. Pesquisas dão conta de que, quando formamos um vínculo positivo, nosso corpo libera oxitocina, um hormônio indutor do prazer e, como consequência, nossos níveis de ansiedade diminuem e a nossa concentração e foco melhoram. Em contrapartida, a falta de contato social pode aumentar nossos níveis de pressão sanguínea e potencializar as chances de surgimento de um quadro de depressão.
 
Agora vamos voltar à pergunta inicial: Como anda a qualidade dos seus relacionamentos? Gaya Machado, especialista em psicologia positiva e desenvolvimento do potencial humano, traz duas orientações poderosas para que você valorize seus relacionamentos e ganhe muito com isso:
 
Não passe pelas dificuldades sozinho: Normalmente, quando nos deparamos com algum problema, nossa reação mais comum é nos fecharmos em nós mesmos e buscarmos resolver tudo sozinhos. Mas é exatamente nestas horas que mais precisamos dos nossos relacionamentos. Em meio às dificuldades, nossa visão se torna limitada e não conseguimos analisar todas as alternativas e possibilidades. Nestes momentos, as pessoas que amamos são fundamentais para nos auxiliarem a analisar todos os cenários e encontrar uma saída. Não passe pelas dificuldades sozinho. Esteja certo de que o apoio de sua rede será a melhor alternativa para qualquer tipo de problema.
 
Opte por atividades em grupo: Além de auxiliarem na redução do estresse e aumentarem a resistência em momentos de pressão, as atividades em grupo, sejam elas sociais, acadêmicas ou profissionais, proporcionam melhor desempenho para todos os envolvidos.Nos esportes coletivos é notório que, ainda que uma equipe tenha grandes astros, os melhores resultados só são de fato alcançados quando todos os integrantes desempenham com excelência suas funções, não importa que posto ocupem. 
 
Gaya Machado conclui: "Quando planejamos nossa vida de forma consciente e eficiente, encontramos tempo para alimentar nossos sonhos e traçamos estratégias para realizá-los, sem que precisemos abrir mão do que é importante para nossa felicidade".
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *