Terceira idade começa a ser retratada com mais realismo em séries da Globo

Posted by
Traição, impotência e desejo sexual permeiam a vida do casal de idosos de “Felizes para sempre?”; emissora ainda lançará “Os Experientes”, que foge do estereótipo dos velhinhos indefesos

 

 

Por Mariana Parizotto

 
Um dos assuntos mais comentados na semana passada foi a nova série da Globo “Feliz para Sempre?”, que toma como ponto de partida a história de cinco casais, expondo sua angústias e anseios. Além da aparente normalidade, as duplas escondem inquietudes e dilemas morais que movimentam a história, como é o caso dos personagens vividos por Selma Egrei e Perfeito Fortuna. O casal da terceira idade foge completamente do perfil retratado nas novelas da emissora, transitando entre temas como traição, impotência sexual, relacionamento com mais jovens e desejo.
 
Talvez sem querer, mas provavelmente com essa intenção descarada, a Globo está colocando na berlinda assuntos tabus. Com liberdade, o autor Euclydes Marinho escreveu uma série ao estilo “a vida com ela é”, com personagens e dramas bem realistas.
 
Outra tentativa da emissora de fugir do estereótipo do velhinho indefeso é a série “Os Experientes”, que estreia no dia 10 de abril. Os quatro episódios mostram histórias sobre a terceira idade nas quais essa fase da vida é retratada de forma positiva. "Normalmente, as pessoas acham que, quando se chega numa certa idade, o mais importante da vida já aconteceu", diz o narrador, para depois mostrar que não é assim que funciona.
 
A média de idade dos protagonistas é superior a 79 anos. Estão no elenco nomes como Juca de Oliveira, Lima Duarte, Othon Bastos, Selma Egrei – de “Felizes para Sempre?” – e Joana Fomm.
 
Concebida em 2012 por Quico Meirelles, a série foi apresentada à Globo pelo pai dele, Fernando Meirelles, em 2013 e gravada no mesmo ano. Em princípio, iria ao ar em 2014, mas a emissora decidiu guardá-la para este ano.
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *