Um novo significado do envelhecimento: Lab60+ lança manifesto a favor do idoso

Posted by
 “Um dos grandes desafios é garantir os direitos do idoso na mesma proporção que as pessoas envelhecem”, afirmou o idealizador do evento, que reuniu mais de 1.700 pessoas

 

Redação Plena

 

O Lab60+, evento realizado no último final de semana, na Cinemateca Brasileira,  em São Paulo, reuniu mais de 1.700 pessoas – uma grande maioria com idade acima de 60 anos, além de representantes de empresas, do segmento político e de organizações não governamentais. "Conseguimos cumprir nosso objetivo, que era unir pessoas idosas e instituições da iniciativa pública e privada para juntos debaterem a questão  do envelhecimento ativo na nossa sociedade", declara o idealizador e organizador do encontro, Sergio Serapião. O evento contou com o apoio do Banco do Brasil Seguros e Mapfre Seguros.
 
Dentre as mais de 50 atividades da programação, composta por sessões de cinema, discussões e atividades físicas, um dos pontos alto do encontro foi o lançamento e distribuição em português da revisão do Marco Político do Envelhecimento Ativo, um documento desenvolvido pelo Centro Internacional de Longevidade (ILC-Brasil), que norteia o desenvolvimento de políticas públicas nacionais e internacionais.
 
Outro destaque ficou por conta do anúncio de uma premiação que será lançada no próximo ano. A ideia é premiar as empresas que promoverem iniciativas em prol da causa da longevidade. "Faremos o lançamento oficial desse prêmio no primeiro trimestre de 2016. Por enquanto, estamos desenvolvendo os critérios com o ILC-Brasil para articulá-los com os critérios de sustentabilidade do B-Lab, organização norte-americana que certifica empresas que contribuem efetivamente para as transformações sociais. Todas as empresas poderão se inscrever e participar, independente do setor que atuam", diz Serapião.
 
Manifesto – Para promover um engajamento maior à causa, todos os participantes do Lab60+ foram convidados a conhecer um manifesto, cujo principal teor dá um novo significado ao envelhecimento. O documento é uma declaração à crença de um novo perfil do idoso, mais ativo e mais consciente do seu protagonismo para o desenvolvimento e construção de uma sociedade mais longeva. Veja o manifesto na íntegra em http://lab60mais.com.br/#manifesto.
 
Para Serapião, um dos grandes desafios é garantir os direitos do idoso na mesma proporção que as pessoas envelhecem. "O Brasil é um dos países que mais rapidamente envelhecem, e não vai demorar muito termos uma população tão envelhecida como a do Japão, país com maior proporção de idosos no mundo. Precisamos lidar o mais rápido possível com as questões intersetoriais que abrange o tema, como saúde, mobilidade, bem estar, mercado de trabalho, entre outras", alerta.
 

Deixe um comentário