Vamos trabalhar!

Caros Leitores e leitoras:  o texto que escrevi foi uma mistura de tristeza e provocação. Eu adoraria colocar o Portal Plena como veículo que catalisasse experiências de quem já passou dos 50 anos. Com acertos e erros. E, a partir daí, ampliar a discussão para toda sociedade, para que ela envelheça melhor.

Wanderley Parizotto*

Em breve, menos de duas décadas, pessoas com mais de 50 anos serão a maioria dos brasileiros. Como será o Brasil?

Há dois cenários:

O mais provável: grande parte de velhos pobres, sem recursos para viver. Pessoas que trabalharam muito e, em boa parte, talentosas naquilo que faziam independente da profissão, mas não enriqueceram. Não receberam benesses familiares ou do governo, não conseguiram poupar o suficiente. Até porque poupar no Brasil é muito difícil. Na medida em que grande parte da renda é gasta com moradia, saúde, educação e transporte. Poupar aqui é uma equação bem difícil.

 

Wanderley Parizotto – criador do Portal Plena

O improvável, mas ainda possível: Criar alternativas de trabalho e capacitação contínua, cerebral e física. Buscar  através da discussão a construção de um modelo mais aberto e inclusivo no mercado de trabalho. Entender que aos 20, 30, 60 ou 70 anos, todos podem ser produtivos ou não. Para mim o envelhecimento deveria pertencer à grade curricular nas escolas.

Sem a questão virar pauta do país, não iremos andar.

Quando os velhos tornarem-se maioria, e sem renda, quem pagará a conta?

Nos ajude a ampliar essa discussão, comentando aqui no site ou através dos e-mails wanderley@portalplena.com  / ana.vargas@portalplena.com

  • *Economista, criador deste portal.

 

Deixe um comentário