Você pensa que só velhos são rabugentos?

Ao contrário do que se pensa a rabugice ou a mania de reclamar, o eterno mau humor, não é uma característica somente do velho, ela apenas se agrava com a idade.

Drª Ana Fraiman

Todas as crianças e adultos são rabugentos. Veja: nós reclamamos da comida, da empregada, do amigo que não cumprimenta, de quase tudo, só que essa rabugice se dilui no contexto social. Mas veja o velho: ele restringe suas amizades, perde o trabalho, começa a ser paparicado demais pela família que não o deixa fazer nada. Neste caso, é claro que ele vai reclamar sempre das mesmas coisas para as mesmas pessoas da família. E o que a família pode fazer? Observar no velho o que o incomoda. A rabugice pode acontecer por vários motivos. A família deve compreender que o relacionamento social de afeto é básico. A rabugice do velho é como a birra da criança. É preferível para o velho conviver numa família que briga e discute do que numa que mostra indiferença a ele.

Algumas pessoas demonstram irritação desde cedo e com o passar do tempo, este aspecto só se agrava.

Ana Fraiman é psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pesquisadora pelo NEF – Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium ProjectCoaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.

Deixe um comentário