“Vovô é um Super-herói”: livro fala de Alzheimer para as crianças

Posted by

Fernando Aguzzoli, neto que largou tudo para cuidar da avó, defende ser um erro afastar os pequenos do convívio com os avós diagnosticados com a doença e ressalta a importância da ‘netoterapia’

Redação Plena

Fernando Aguzzoli já emocionou muita gente com sua história (veja aqui). Entre 2007 e 2008, sua avó Nilva foi diagnosticada com Alzheimer. Ao ver a doença avançar, o jovem largou a faculdade e o emprego para cuidar da avó – a experiência rendeu um livro, o “Quem, eu?”.

Agora, ele acaba de lançar uma obra voltada para o público infantil. Em “Vovô é um Super-herói”, da editora Ler & Saber, o avô da história cria personagens fantasiosos para justificar seus esquecimentos. Um dia, o neto acaba ouvindo os pais falarem sobre um tal Alzheimer, e, na mesma hora, já imagina um novo monstrinho. A partir daí, ele se une ao avô para viver mais uma aventura.

A ideia de escrever para crianças surgiu de uma necessidade com a qual ele se deparou durante os eventos em que contava sua história com sua avó. Fernando passou a ouvir relatos de famílias que afastavam os pequenos do convívio dos mais velhos diagnosticados com a doença para tentar evitar a frustração do esquecimento. “O que eles não enxergam é que a netoterapia é um grande benefício, tanto para os pequenos quanto para os vovôs”, aconselha.

Deixe um comentário