ALZHEIMER: Projeto “Memórias de Antes _ Discutindo o assunto de forma simples e esclarecedora” convida toda a sociedade para APOIAR E PARTICIPAR

Conheça o projeto elaborado pelo PortalPlenaGente+ e a Editora Araticum que pretende escrever  LIVRO gratuito e acessível sobre a doença.

Alzheimer: Memórias de Antes

Discutindo o assunto de forma simples e  esclarecedora.

O objetivo deste projeto é contribuir para melhorar a vida de quem tem Alzheimer e daqueles o cercam.

 

Casos de Alzheimer podem quadruplicar no Brasil até 2050.  Hoje são quase 2 milhões de brasileiros.   

Demência está entre as causas mais comuns de incapacidade e dependência que acometem pessoas idosas – Tomaz Silva/Agência Brasil

  

QUEREMOS TRAZER O ASSUNTO PARA DISCUSSÃO, ATRAVÉS DE LIVRO que tem como objetivo: 

“Contribuir para melhorar a vida tanto de quem tem Alzheimer, quanto daqueles que vivem em seu entorno, familiares, cuidadores, amigos etc.”

Em forma de e-book será gratuito e enviado para o maior número possível de pessoas, empresas, entidades, órgãos públicos e etc. 

 

Quem tem Alzheimer muitas vezes cria algumas histórias cotidianas que não ocorreram, mas que para ele são reais. Nesses casos, é mais indicado concordar em vez de criar ansiedade negando as histórias. Esse tipo de atitude só gera mais conflito e insegurança.” _Drauzio Varella_

Participe deste projeto e deixe um legado de empatia e humanismo.

Veja como será a estrutura do livro:

Sumário

  1. Apresentação
  2. O que é o Alzheimer
  3. Impactos Sociais e Familiares
  4. Depoimentos e Experiências Reais
  5. O Grande Desafio dos Cuidadores
  6. Estatísticas no Brasil
  7. Proposta do projeto e convite a patrocinadores

 

1. Apresentação

Setembro é o Mês da Conscientização sobre o Alzheimer. Uma doença silenciosa, mas devastadora, que antes ficava restrita à casa do paciente, seus familiares e cuidadores. Porém,  neste século XXI, tem se tornado  cada vez mais preocupante devido ao aumento do número de acometidos por ela, em razão do grande aumento da população idosa no país.

Atualmente  já sabemos que o Alzheimer é uma das     doenças mais desafiadoras.  E, por isso, ela  precisa ser debatida HOJE de forma esclarecedora e simples para que familiares, cuidadores e demais interessados (todos nós) possamos lidar com suas implicações de maneira menos sofrida e dramática.

A doença de Alzheimer mobiliza pesquisadores em todo mundo.

2. O que é o Alzheimer?

É uma doença desafiadora, do campo das demências, que já atinge mais de 1,8 milhão  pessoas somente no Brasil .

E, a cada ano, novos 150 mil casos são diagnosticados. Lembrando que  outros milhares não recebem diagnóstico por falta de informação e por se acreditar que o esquecimento constante é ‘coisa da idade’.

Contudo, a doença é, como já dito, devastadora tanto para o paciente quanto para seus familiares, mas ela também é, até certo, ponto, silenciosa, pois suas consequências ficam restritas ao ambiente doméstico. Assim,  na maioria das vezes, as pessoas não sabem como lidar com aquele familiar que não mais as reconhece, que está por perto, mas sempre distante, como se excluído do convívio por ter suas memórias apagadas devido ao avanço da doença.

3. Impactos sociais e familiares

Com o rápido envelhecimento da população, o Brasil logo terá mais de 3 milhões de pessoas sofrendo com Alzheimer. Ressalte-se que, além de desestruturar a vida dos próprios pacientes, esta é uma doença que desestrutura a vida de toda família, pois alguém precisa cuidar do doente, por vezes, em tempo integral.

Assim, quem tem mais condições financeiras geralmente contrata um cuidador profissional ou coloca seu familiar em uma clínica ou em instituições de longa permanência.

Mas em um país ainda desigual como o Brasil, a maioria das pessoas são cuidadas por seus familiares em casa, sem nenhum preparo técnico e apoio psicológico tanto para os pacientes quanto para os cuidadores.

4. Depoimentos e Experiências Reais

Diante disso  já está claro que o maior problema da doença de Alzheimer é a falta de uma informação que seja simples, objetiva e esclarecedora.

Temas sobre como e quando procurar um diagnóstico,  como mitigar o problema, como lidar com as crises, com a hora do banho, com a síndrome do pôr do sol, com a fome constante, com os surtos de agressividade que, muitas vezes, acometem pessoas reconhecidas por sua tranquilidade e afabilidade…

São inúmeros desafios…  Meu pai, por exemplo, viveu sob o domínio do Alzheimer por 20 anos, sei bem o que eu,  minha mãe e irmão passamos. São relatos reais como o meu que pretendemos incluir neste livro, ao lado de experiências que deram certo.

Memórias apagadas não devem ‘apagar’ também os laços do afeto que se construiu ao longo dos anos.

5. O grande desafio dos cuidadores

Quem cuida dos cuidadores? Imagem _ PortalPlenaGente+

Não há na estrutura pública de saúde nenhum programa de treinamento para cuidadores não profissionais, familiares ou não, e nenhum amparo psicológico para pessoas geralmente sobrecarregadas que abandonam a vida para se dedicar integralmente aos seus familiares.

Precisamos nos lembrar sempre dessas pessoas, quase sempre filhas, mas também filhos (etc.), que deixam suas atividades profissionais para se tornar cuidadores; que abandonam empregos e vida social para cuidar de seus pais, mães etc.  Outra questão é que elas  costumam adoecer devido à sobrecarga de  trabalho e, ao envelhecerem, a maioria  não tem sequer uma aposentadoria.

 6. Estatísticas no Brasil

Como citado, atualmente temos no Brasil mais de 1,8 milhão de brasileiros vivendo com a doença  de   Alzheimer.  Mas, todos os anos, aproximadamente 150 mil novos casos são registrados. Com o crescente envelhecimento populacional do nosso país, esse número poderá ultrapassar 3 milhões de pessoas em pouco tempo.

7. Proposta do projeto e convite a patrocinadores

Diante de todas estas questões, a Editora Araticum e  o Portal Plena Gente+ se propõem a produzir  um livro,  em formato e-book, que será distribuído gratuitamente para gerontólogos, cuidadores, escolas, prefeituras e demais interessados.

Grande parte  do conteúdo será escrito por especialistas, teremos também depoimentos de familiares, dados estatísticos e experiências reais  nos cuidados que deram certo.

Por isso, fazemos este convite a você que nos lê: patrocine o livro “Memórias de Antes”. Registre seu nome,  o nome da sua empresa (ou sua marca) neste livro inovador sobre a Doença de Alzheimer. Ajude-nos a discutir e ampliar o acesso de informações para todas as pessoas.   Como patrocinador, seu nome, ou sua empresa/marca estará destacado no livro. Ao apoiar,  nos envie uma mensagem e, se quiser sugerir um tema para inclusão, é só nos avisar. 

Para doar qualquer valor utilize a chave pix 11 91634-9381 em nome da Editora Araticum.
Nós agradecemos!

 

Deixe um legado que permanecerá como um registro de

empatia e solidariedade.

 

Sobre o projeto:

Nosso trabalho pretende se destacar pela clareza e facilidade de entendimento, mas é importante ressaltar que haverá revisão científica nas informações sobre diagnósticos, estágios da doença etc. Sabemos que há diferentes perfis de pessoas idosas (idade, gênero, contexto sócioeconômico, etnia, localidade urbana/rural) e diferentes tipos de suporte familiar ou institucional. Queremos que depoimentos variados mostrem as diferentes realidades do Brasil. Pretendemos que o livro incentive oficinas,  rodas de conversa, grupos de apoio ou ações comunitárias ligadas ao Alzheimer. 

Se você quiser saber mais sobre este projeto, não hesite em nos contatar:

contato@portalplena.com

ana.vargas@portalplena.com

11 91634-9381 (Ana Claudia Vargas/Editora)

11 94153-1303 (Wanderley Parizotto/Gestor Novos Projetos)

Portal Plena Gente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional.   Compartilhe nossas publicações. Comente, curta!  Nós agradecemos!

Siga o PortalPlenaGente+ no Instagram e no Facebook

Portal Plena Gente+

ana.vargas@portalplena.com | Website |  + posts

Jornalista com experiência sobretudo em redação de textos variados - de meio ambiente à saúde; de temas sociais à política e urbanismo. Experiência no mercado editorial: pesquisa e redação de livros com focos diversos; acompanhamento do processo editorial (preparação de textos, revisão etc.); Assistência editorial free lancer. Revisora Free Lancer das editoras Planeta; Universo dos Livros e Alta Books. Semifinalista do Prêmio Oceanos 2020.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *